Saiba como calcular o gasto energético da cortina de ar

iStockphoto.com / Niyazz Para calcular os gastos com a cortina de ar, é preciso considerar as horas de uso e o consumo energético do aparelho.

A cortina de ar é uma solução versátil que pode ser instalada nas portas e janelas de diferentes tipos de recinto, onde cria uma barreira invisível de ar que impede a troca de temperatura entre o ambiente interno e externo.

Além disso, este dispositivo impede a entrada de poeira, pequenos insetos, folhas e poluição, contribuindo para a limpeza e conservação do ambiente.

Uma vez que impede que o clima externo influencie na temperatura do ambiente, a cortina de ar também contribui para a redução dos gastos com energia elétrica e na prevenção do desgaste de equipamentos responsáveis pela refrigeração do ar.

Isso porque a cortina mantém a temperatura estável, eliminando a necessidade dos refrigeradores trabalharem em potência máxima e, consequentemente, gastando menos energia elétrica.

A utilização da cortina de ar, portanto, pode representar uma boa economia na conta de energia. Aprenda, a seguir, como calcular o gasto energético da cortina de ar e saiba identificar o custo-benefício da utilização deste aparelho:

Cortina de ar: como calcular o gasto energético?

Calcular o gasto energético de uma cortina de ar é bem simples: basta dividir a potência do aparelho (esta informação é indicada em watts e pode ser encontrada no manual de instruções do aparelho) por 1.000, chegando a um valor em quilowatts.

Vamos supor que se trata de uma cortina de ar com potência de 1.000 watts que, dividindo por 1.000 é igual a 1 quilowatts (kW). Se o aparelho funcionar ininterruptamente por uma hora, o consumo será de 1 kW/h.

Seguindo esta linha, basta multiplicar a quantidade de horas de funcionamento pelos dias em que irá utilizar a cortina de ar, calculando, assim, o valor pago por kW ao longo de um mês.

Na conta de luz, há uma indicação de “kilowatt-hora”. E é justamente este valor que deve servir como base para calcular o gasto energético com a cortina de ar. Vale ressaltar que, mesmo desligado, qualquer aparelho conectado à tomada consome uma pequena quantidade de energia.

Caso você queira confirmar se a cortina de ar está gerando economia, o ideal é calcular o consumo dos aparelhos refrigeradores ao longo de um mês, sem serem usados em conjunto com a cortina de ar.

Após identificar este valor, repita o procedimento no mês seguinte, com a cortina de ar, e faça um comparativo. Açougues, supermercados e outros estabelecimentos que utilizam refrigeradores de grande porte podem conseguir economia de até 40%.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Estevão Soares
6 anos atrás

Muito útil. Existe um cálculo para estimar a economia da rede de dutos de ar condicionado proporcionado pela instalação cortina de ar?

Equipamentos com alto padrão de rendimento em um portfólio completo para diversos segmentos do mercado. Além disso, todos os produtos VEC Air são certificados e pautados pelo respeito ao meio ambiente, garantindo um ar puro e limpo, além de máxima durabilidade e resistência.

Contato

2
0
Would love your thoughts, please comment.x