Você sabe o que é o Selo Procel?

17 de outubro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Como todos sabem, estamos vivenciando uma época de grandes transformações, devido, principalmente, ao nosso estilo de vida baseado no consumismo excessivo de produtos, bens e serviços.

Esse estilo de vida, hoje adotado em escala global, já tem mostrado seus resultados bastante nocivos, em especial com relação ao meio ambiente.

Elevados índices de consumo energético, utilização predatória de recursos naturais, uso desenfreado de matrizes energéticas baseadas em combustíveis fósseis, finitos e altamente poluentes; dentre outras atividades extremamente prejudiciais ao ecossistema são realizadas todos os dias em todo mundo.

O selo Procel assegura a eficiência energética dos aparelhos.

Sabemos também, em decorrência dessas atividades, que o planeta já está bem próximo de sua capacidade de assimilação dos efeitos da poluição exacerbada, uma vez que hoje seria simplesmente impossível a existência de mais uma grande nação poluidora em nosso planeta, como, por exemplo, os Estados Unidos ou China.

Dessa forma, há conscientização é a melhor forma de tentar reverter essa triste realidade. E essa conscientização não se limita a somente diferenciar o que é benéfico e do que é prejudicial ao meio ambiente, e sim, adotar condutas e comportamentos que, de fato, ajudem a minimizar esse problema.

Hoje o consumidor já tem em mãos a possibilidade de optar por produtos que sejam realmente diferenciados, e, portanto, mais benéficos ao meio ambiente. E é exatamente sobre isso que se trata o selo Procel.

Criado no ano de 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o selo Procel tem como intuito o estimulo a fabricação e a comercialização, em território nacional, de aparelhos eletroeletrônicos que apresentem melhores índices de consumo de energia e que, dessa forma, apresentem menores impactos ambientais tanto em sua fabricação quanto em sua utilização.

Ao mesmo tempo, o selo tem também como objetivo alertar os consumidores, em seu ato de compra, sobre os produtos que detenham os melhores níveis de consumo energético, de acordo com suas respectivas categorias, auxiliando tanto o meio ambiente como a economia na conta de energia elétrica dos consumidores.

Para um produto ser contemplado com o selo, ele tem de passar por uma série de testes em laboratórios de alta tecnologia, indicados pelo próprio selo Procel e os critérios de avaliação estão todos descritos no manual “Critérios Específicos para Concessão do Selo Procel”.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Você sabe o que é o Selo Procel?"
Deixe um comentário