Ventilação personalizada: conforto térmico na medida

20 de junho de 2014 | Sem Comentários Voltar

Garantir conforto térmico a todas as pessoas no mesmo ambiente sempre foi um dilema. Mas uma nova tecnologia – já aplicada em projetos no Brasil – promete solucionar de vez o desafio. Trata-se da ventilação personalizada – ou personal ventilation (PV) – que tem como objetivo climatizar cada estação de trabalho individualmente.

A ideia está sendo aplicada nos edifícios que sediarão as administrações do Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado no litoral sul do estado de Pernambuco, e da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife.

flickr.com / Chris Meller Nova tecnologia de ventilação personalizada climatiza cada estação de trabalho individualmente.

Neste sistema individualizado, a climatização ocorre por meio de uma saída localizada em cima do monitor do computador. Desta forma, cada usuário pode ajustar a temperatura, direção e velocidade do ar de acordo com suas preferências e sem afetar o ambiente como um todo.

Além de proporcionar conforto térmico, esse processo de distribuição também é vantajoso em termos de consumo de energia. Estudos realizados em um projeto de Singapura mostraram uma diminuição de até 51% nos gastos com eletricidade. A economia é consequência da redução da vazão do ar exterior e do menor volume do local a ser climatizado.

Os insufladores personalizados disponíveis em cada estação de trabalho garantem não só um ar resfriado e desumidificado, mas também limpo. O sistema é capaz de filtrar agentes contaminantes presentes no ar e os gases em excesso que são comuns a ambientes fechados.

Projetos que aplicam sistemas personalizados para a otimização do resfriamento e consumo energético já são realidade e devem se tornar tendência num futuro próximo. Isso porque, além de eficientes em termos de climatização, garantem economia nos gastos com energia e não geram impactos ambientais.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ventilação personalizada: conforto térmico na medida"
Deixe um comentário