Sistemas de ar condicionado: evolução, modelos e tipos

13 de novembro de 2012 | Sem Comentários Voltar

Há muito tempo que o conceito de condicionamento de ar é empregado com sucesso pelo ser humano. Na Roma antiga, por exemplo, a água de aquedutos circulava pelas paredes de casas para que essas fossem resfriadas. Na China, no século II, foi inventado um ventilador rotativo para o resfriamento do ar, e no Egito e Pérsia Medieval, respectivamente, há relatos de utilização de cisternas, torres de vento e ventiladores para o mesmo fim. A primeira versão moderna de um modelo de ar condicionado foi inventada nos Estados Unidos, por Willis Carrier, em 1902.

Depositphotos.com/Kikala Recomendado para ambientes residenciais ou escritórios, o modelo janela é o mais compacto e acessível.

De lá pra cá a evolução dos sistemas de condicionamento de ar foi gigantesca, com empresas, modelos e funções espalhadas pelo mundo inteiro e com aparelhos extremamente modernos, sustentáveis e de qualidade impressionante.

Toda essa evolução, porém, vale-se do mesmo princípio básico: um processo de tratamento de ar com o objetivo e capacidade de controlar, ao mesmo tempo, temperatura, pureza, umidade e a distribuição de ar pelo ambiente. Esse processo pode ter funções específicas distintas, como conforto, em residências, edifícios e veículos ou mesmo como processo, no auxílio do desenvolvimento de processos industriais e laboratoriais.

Vale destacar que não se pode confundir um sistema de condicionamento de ar com um simples sistema de ventilação, incapaz de controlar variáveis como temperatura, umidade e pureza. O processamento do ar condicionado é sempre mecânico, de refrigeração ou aquecimento, diferentemente dos sistemas de ventilação. Quando não há necessidade do controle total da umidade do ar o sistema é chamado de condicionamento parcial.

Um sistema completo e funcional de ar condicionado deverá cumprir as seguintes funções: resfriamento; desumidificação; aquecimento; umidificação; ventilação; filtragem e circulação.

Alguns modelos e tipos de ar condicionado disponíveis no mercado

 

• Compacto: também conhecido como equipamento de “janela”, próprio para ambientes pequenos de residências, escritórios e prédios.

• Split ou Mult Split: também utilizado em ambientes menores, esses novos modelos chegaram com grande força no mercado. São compostos por duas unidades que agem conjuntamente, uma Condensadora e outra Evaporadora.

• Self: um modelo mais potente que os anteriores, muito utilizado em instalações como fábricas, galpões e andares de prédios. Seu sistema de distribuição de ar é feito através de dutos.

• Chiller: é considerado um modelo de grande porte, muito utilizado em shoppings, fábricas, laboratórios e ambientes que necessitam de grande poder de condicionamento de ar.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Sistemas de ar condicionado: evolução, modelos e tipos"
Deixe um comentário