Saiba qual a diferença entre ar condicionado e condicionador de ar

11 de setembro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Você já deve ter vivido um daqueles dias de intenso calor, onde só pensava em encontrar um lugar onde o ar fosse condicionado, não é mesmo? Basicamente a diferença entre ar condicionado e condicionador de ar está no conceito de cada um.

Depositphotos.com/photographyMK O ar condiconado é o aparelho que faz a refrigeração e condicionamento do ar.

Condicionador de ar diz respeito à manutenção ou condicionamento do ar. Também se refere a algumas de suas propriedades, como a umidade, velocidade, filtragem e purificação realizada por um aparelho de ar condicionado dentro de um espaço, que pode ser industrial ou para conforto humano.

O ar condicionado é o aparelho que realiza essa função. Para nosso conforto, encontramos esses equipamentos em residências, colégios, universidades, empresas, carros, aviões etc.

Já em instalações industriais os aparelhos oferecem funções que vão além do conforto. Eles também controlam a temperatura, obviamente, mas também controlam a umidade nos materiais, as reações químicas e bioquímicas, limitam a dilatação de produtos de precisão e garantem a pureza do ar, realizando sua filtragem.

O ar condicionado funciona captando o ar externo, refrigerando-o e substituindo o ar quente presente no ambiente pelo fresco. Por meio de seu termostato você pode controlar com precisão a temperatura que deseja no ambiente.

Outra dúvida muito comum a esse respeito é a diferença entre ar condicionado e climatizador de ar. O climatizador é uma espécie de ventilador com um reservatório de água, muito recomendado para regiões de baixa umidade no ar, menos de 70%. Isso porque em localidades de alta umidade relativa, o desempenho do aparelho é consideravelmente menor.

Antes de ser utilizado o climatizador deve ser abastecido com água. Assim o ar é sugado e distribuído ao ambiente repleto de gotículas de água evaporadas. Isso faz com que a temperatura do ambiente seja reduzida.

Apesar de se ganhar em economia com o climatizador, o aparelho de ar condicionado possui vantagens bem mais efetivas. Além de ser mais preciso e mais potente, esses aparelhos podem ser revertidos para aquecedores de ar, ou seja, é utilizado inclusive no inverno.

Mas, na hora de escolher um equipamento, fique bastante atento: sua potência é medida em BTUs, o que muitas vezes causa confusões. Para ficar mais claro, aparelhos de até 7.500 BTUs resfriam muito bem cômodos pequenos, ou seja, com aproximadamente 10m², já para ambientes maiores, o ideal é procurar por aparelhos de mais de 10.000 BTUs.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Saiba qual a diferença entre ar condicionado e condicionador de ar"
Deixe um comentário