Quando o gás para ar condicionado deve ser trocado?

15 de maio de 2013 | Sem Comentários Voltar

Um tópico recorrente sobre ar condicionado é a troca do gás refrigerante do aparelho, mas, na maioria das vezes, o tema não é abordado de uma maneira eficiente. Tópicos como o prazo de validade do gás ou a duração do mesmo permanecem como dúvida entre muitos usuários.

Depositphotos.com/Stas_K Um sistema de ar condicionado também sofrerá envelhecimento, podendo ocasionar uma perda natural do gás refrigerante.

Localizado na parte interna do aparelho, o gás refrigerante, quando em boas condições de funcionamento, não sofre alterações que lhe façam perder suas qualidades originais.

Caso algum problema de refrigeração esteja ocorrendo com seu aparelho em funcionamento, especificamente quando há alguma perda de qualidade de refrigeração, há de se considerar nesse caso a possibilidade da falta de gás refrigerante.

Esse problema pode decorrer de uma instalação malsucedida, onde a quantidade de gás colocado no aparelho foi inferior ao indicado. Ou mesmo por problemas nas tubulações que podem vir a causar a perda de gás.

Por isso, nunca realize a instalação de um aparelho de ar condicionado ou de um sistema de refrigeração sem o auxílio de um profissional qualificado, indicado pelo próprio fabricante do aparelho.

Naturalmente, um sistema de ar condicionado também sofrerá envelhecimento, e, nesse caso, há a possibilidade também de uma perda natural do gás refrigerante. Uma vez detectado o problema, é necessário então analisar as duas possibilidades: o gás deve ser recarregado ou trocado?

Como vimos, o gás refrigerante não sofre alterações naturais. Na realidade, a sua grande capacidade está ligada ao seu resfriamento ou ao seu aquecimento de acordo com a necessidade do usuário.

Assim, quando um aparelho não está promovendo uma refrigeração adequada, na grande maioria das vezes a falta de gás refrigerante é o principal problema, facilmente resolvido com uma recarga. Todavia, como o sistema pode estar desgastado e envelhecido, alguns componentes podem precisar ser trocados e, dentre eles, o gás refrigerante.

Um técnico especializado é, sem sombra de dúvidas, o profissional ideal para melhor compreender a situação. Se você desconfia que seu aparelho não esteja trabalhando de maneira satisfatória, abaixo de sua capacidade, chame então o técnico para lhe indicar como proceder corretamente.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Quando o gás para ar condicionado deve ser trocado?"
Deixe um comentário