Quando é preciso trocar o compressor de ar condicionado?

3 de maio de 2013 | Sem Comentários Voltar

Em todos os sistemas de refrigeração tradicionais, seja em geladeiras ou mesmo em aparelhos de ar condicionado, há um componente de extrema importância, sem o qual o processo de refrigeração não é possível: o compressor. O compressor tem como função recepcionar e comprimir o ar refrigerante proveniente do evaporador, elevando a pressão do gás e a temperatura nesse processo. Assim, ao deixar o compressor, o gás passa novamente pelo condensador onde então é feita a troca de calor com o ambiente.

Depositphotos.com/Stas_K O nível de ruído e gasto energético são alguns pontos que indicam a necessidade de troca do compressor.

Para que um compressor desempenhe uma boa função em um sistema de refrigeração devemos nos atentar para uma questão muito importante: sua eficiência energética.

Tendo isso em mente, ao adquirir um aparelho novo, priorize sempre os modelos que contenham o selo PROCEL “A” de eficiência energética, o que garantirá um gasto energético favorável e um bom funcionamento do compressor.

Caso o aparelho de ar condicionado passe a apresentar um gasto energético maior do que o especificado pelo fabricante, isso, fatalmente, é proveniente de um compressor que apresenta algum tipo de defeito.

Outra questão envolvendo um bom funcionamento do compressor é o seu nível de ruído. Ainda que os modelos mais novos e modernos sejam praticamente silenciosos, a aparição de ruídos durante o funcionamento do aparelho indica um mau funcionamento do compressor ou um compressor danificado.

Conforme vimos, os compressores são peças essenciais no funcionamento de um ar condicionado. Por analogia, podemos entendê-lo como “o coração” do sistema de refrigeração. Dessa forma, a seu bom funcionamento é fator primordial para que a refrigeração aconteça de maneira satisfatória.

Caso seu aparelho de ar condicionado apresente no compressor alguns dos problemas acima descritos, a primeira coisa a ser feita é acionar um serviço técnico especializado, uma vez que a manipulação desse componente, quando feita de maneira incorreta, pode acarretar em problemas em todo o sistema de refrigeração. Somente um técnico especializado pode reparar o compressor ou mesmo realizar a troca do mesmo quando esse não estiver mais apto ao funcionamento.

Outro fator determinante para um bom funcionamento do sistema de refrigeração (e também do compressor) é a realização da manutenção periódica do aparelho, respeitando sempre os prazos descritos pelo fabricante e as técnicas que devem ser empregas pelo responsável técnico.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Quando é preciso trocar o compressor de ar condicionado?"
Deixe um comentário