Qual ar condicionado gasta menos energia?

25 de setembro de 2013 | Sem Comentários Voltar

O gasto energético produzido por aparelhos de ar condicionado é de fato uma das grandes dúvidas dos consumidores na hora de adquirir um modelo, seja ele para fins comerciais ou mesmo para utilização residencial.

Depositphotos.com/Stas_K Modelos Split estão entre os mais econômicos do mercado.

O fato é que o gasto energético de um aparelho de ar condicionado está intimamente ligado a diversos fatores presentes no ambiente, e que devem ser considerados na hora da compra, como, por exemplo:

  • O tamanho do ambiente a ser refrigerado;
  • O número de pessoas que frequentarão esse ambiente;
  • A incidência ou não de sol nesse mesmo ambiente;
  • A compatibilidade entre a capacidade de refrigeração do modelo escolhido em consonância com o ambiente a ser refrigerado.

Assim como, após a aquisição do modelo adequado, deve-se levar em consideração também alguns fatores determinantes no que se refere a gasto energético:

  • Realização da instalação por profissionais especializados;
  • Realização da manutenção de acordo com as especificações do fabricante;
  • Realização de limpezas e demais cuidados sempre de acordo com o que é estipulado no manual do usuário.

Hoje, no mercado, estão disponíveis diversos tipos de aparelhos ar condicionado, tais quais os de Janela, os Split, os Multi-Split, Ar Condicionado Cassete, Ar Condicionado de Teto, além dos modelos portáteis.

Tradicionalmente, os modelos Split são bastante eficientes e, além do baixo nível de ruído, também promovem um gasto energético pouco elevado, com destaque para as marcas: Admiral, Elgin, Fujitsu, Samsung e Carrier.

Já os modelos de Janela, apesar de mais antigos e indicados para ambientes menores, também conseguem produzir um gasto energético relativamente mais baixo, em especial as marcas Springer e Elgin são destque.

Os modelos Multi-Split, modernos e com grande capacidade de refrigeração para vários ambientes ao mesmo tempo, também podem ser opções econômicas em termos de energia, especialmente as marcas Elgin e Fujitsu.

Os modelos de Teto são extremamente “inteligentes”, pois mantém a energia especificada pelo usuário durante todo o dia, evitando um gasto desnecessário. Destaque para os modelos de Teto das marcas Carrier, Fujitsu e Elgin.

Os modelos Cassete são bastante econômicos, modernos e potentes, sendo perfeitos para escritórios, empresas e até mesmo residências, em especial os das marcas Carrier, Fujitsu e Elgin.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Qual ar condicionado gasta menos energia?"
Deixe um comentário