Qual a diferença de climatizador e ar condicionado?

10 de julho de 2013 | Sem Comentários Voltar

Seja qual for a sua necessidade de refrigeração, o entendimento dos diversos modelos de ar condicionado existentes no mercado e suas respectivas funções e modos de funcionamento, assim como o entendimento de qual a sua real demanda de refrigeração, são fatores cruciais para que o investimento não seja feito em vão e provoque, além do gasto financeiro, uma grande frustração.

Dessa forma, explicaremos hoje qual a diferença entre dois eletrodomésticos bastante disputados no mercado, mas que, ainda hoje, despertam muitas dúvidas nos consumidores: os aparelhos de ar condicionado e os climatizadores de ar.

Flickr.com/Hotel Arthur Helsinki A escolha do aparelho ideal dependerá da necessidade de refrigeração do ambiente.

Aparelho de ar condicionado

Um aparelho de ar condicionado, para nos proporcionar o devido conforto e relaxamento, realiza seu trabalho de resfriamento da temperatura retirando de um ambiente o ar quente que lá está presente e o substitui por um ar externo, por ele refrigerado.

Esse trabalho é realizado de maneira contínua pelo aparelho, até que a temperatura pretendida pelo usuário seja alcançada. Assim, o aparelho de ar condicionado desliga seu modo de funcionamento e apenas mantém a temperatura de acordo com o estipulado.

Todavia, inúmeros fatores externos podem exercer influencia direta sobre a temperatura, elevando-a, como a exposição do ambiente ao sol, por exemplo.

Dessa forma, o aparelho de ar condicionado reinicia seu funcionamento, colocando o compressor em atividade para que novamente a temperatura seja alcançada.

Climatizador de ar

Um climatizador de ar, como o próprio nome já diz, consegue promover a regulagem da temperatura de um ambiente por meio do processo de evaporação.

Nesse processo é regulada a umidade do ar, o que proporciona também a refrigeração do ambiente por meio da retirada do calor quando a água é evaporada.

Todavia, quando o sistema do climatizador já está saturado de água, a refrigeração da temperatura é interrompida, uma vez que não há mais como promover a evaporação.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Qual a diferença de climatizador e ar condicionado?"
Deixe um comentário