Proteção para ar condicionado pode ser prejudicial para o aparelho?

24 de abril de 2013 | Sem Comentários Voltar

Os protetores para ar condicionado, apesar da existência de algumas críticas de especialistas quanto ao seu uso, podem ser equipamentos muito úteis em diferentes funções de proteção.

Dentre elas, destacam-se: aprimoramento da estética externa de um imóvel, proteção do aparelho contra a incidência direta de sol e, consequentemente, para aumentar a vida útil do aparelho.

Vecair Os protetores para ar condcionado aumentam a vida útil do aparelho.

Além disso, há hoje em muitos condomínios um padrão estético a ser seguido pelos condôminos, e, nesse caso, o protetor para ar condicionado é uma ótima forma de se adequar aos padrões estabelecidos, independentemente do modelo de ar condicionado que você escolha.

As críticas de especialistas são mais específicas à utilização de protetores em aparelhos split, uma vez que a maioria dos protetores tende a dificultar o funcionamento do ar condicionado, obstruindo a saída de ar (troca de calor) do aparelho.

Essa obstrução, quando realizada em longo prazo, pode comprometer o funcionamento do aparelho, fazendo que ele funcione sempre em sua máxima capacidade. O que, em muitos casos, pode danificar o eletrodoméstico, encurtar sua vida útil e produzir um gasto energético bem mais alto que o normal. Ao escolher um modelo de protetor correto para seu aparelho split e ao realizar a manutenção periódica do aparelho, fazendo com que a troca de ar ocorra normalmente, os potenciais danos são bem minimizados e o uso do protetor é bastante satisfatório.

Quanto aos modelos de janela, não há maiores críticas à utilização de protetores. Os modelos de protetores mais modernos e versáteis são os modelos de fibra de vidro. Esses protetores se adéquam bem à maioria dos aparelhos de ar condicionado, funcionam de maneira eficiente e promovem o escoamento da água da chuva pelo duto de condensação, evitando que a água escorra pelas paredes. Além disso, eles mantêm afastados animais como pássaros e morcegos que possam se aproximar do aparelho.

Mesmo assim muitos técnicos salientam que os modelos de ar condicionado atuais disponíveis no mercado, tanto Splits, quanto aparelhos de janela, já possuem em sua configuração de fábrica dispositivos suficientes para realizar a proteção, valendo-se de materiais resistentes e projetados para tal finalidade, sendo assim, não há, segundo eles, maiores necessidades de utilização de um protetor. Todavia, quando houver necessidade de utilização de um protetor, escolha o modelo adequado e o instale da maneira correta.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Proteção para ar condicionado pode ser prejudicial para o aparelho?"
Deixe um comentário