Posso deixar meu ar condicionado ligado direto?

26 de abril de 2013 | 1 Comentário Voltar

Já há muito tempo que inúmeros mitos cercam o uso de aparelhos ar condicionado. Desde sua popularização no país, em torno da década de 70, muito se falou e absolutamente nada se comprovou sobre potenciais malefícios provocados pelos aparelhos, sobre o tempo ideal de funcionamento, dentre outras afirmações aleatórias que rapidamente foram tomados como verdade pela população.

Flickr.com/wwarby Os aparelhos Inverter podem funcionar de maneira irrestrita, já que a potência é reduzida automaticamente quando se atinge a temperatura desejada.

A verdade é que um aparelho de ar condicionado, devido ao seu sistema de refrigeração, pode ser comparado a uma geladeira convencional, dessas que temos em casa mesmo.

Aliado a isso, para que nosso aparelho de ar condicionado funcione adequadamente, devemos, primeiramente, escolher o modelo correto para o ambiente que pretendemos refrigerar.

Variáveis como a incidência de sol, o tamanho e o número de pessoas que frequentarão o ambiente, a existência de outros eletroeletrônicos em funcionamento, dentre outros aspectos são fatores determinantes para a escolha do aparelho, seu bom funcionamento e boa vida útil.

Outro fator determinante para que o aparelho funcione da maneira correta é a sua manutenção periódica, que deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante, assim como a instalação do aparelho, que, de maneira alguma pode ser realizada por pessoas leigas, visto os inúmeros riscos provenientes de uma instalação mal sucedida.

Respeitando todas essas condições, a verdade é que um aparelho de ar condicionado pode sim ficar ligado diretamente, especialmente os modelos Split e Inverter.

Os aparelhos Splits mais modernos, aliás, contam com dispositivos que conseguem medir a temperatura do ambiente e seu funcionamento é acionado automaticamente para regular a temperatura especificada pelo usuário, entrando em “estado de espera” assim que a temperatura é obtida, não necessitando o usuário provocar o desligamento.

Outros sistemas como o Inverter também podem funcionar de maneira irrestrita, pois, para atingir a temperatura desejada ele inicia o funcionamento do compressor de forma gradativa, assim, a potência de funcionamento é reduzida sem precisar ser desligada.

Esses modernos e inteligentes mecanismos, além da precisão e da eficiência, também trazem uma bela vantagem aos seus usuários e ao meio ambiente, uma vez que seu gasto energético é bastante reduzido se comparado aos modelos tradicionais.

Compartilhe este artigo
1 comentário sobre "Posso deixar meu ar condicionado ligado direto?"
  1. ana disse:

    muito bom comentario

Deixe um comentário