Os benefícios da ionização do ar
30 de setembro de 2014 | Sem Comentários Voltar
flickr.com / Philips Communications A ionização do ar pode aliviar crises alérgicas, queimaduras, ferimentos e enxaquecas.
Para criar um ambiente realmente agradável e saudável, não basta tomar cuidado apenas com a temperatura. É preciso atenção à qualidade do ar, que pode ser comprometida pela presença de impurezas – poeira, microrganismos e odores – ou de um tipo de poluição silenciosa e pouco conhecida: a poluição elétrica.
Os átomos e moléculas presentes no ar passam por processos naturais ou artificiais que causam a perda de elétrons. Quando isso acontece, eles adquirem uma carga positiva. A poluição elétrica ocorre quando há alta concentração destes íons positivos no ar.
A perda de elétrons ocorre naturalmente por meio de estímulos e atritos. Os íons negativos são liberados na fotossíntese das plantas, raios ultravioletas, tempestades ou atrito entre folhas. O equilíbrio iônico, no entanto, pode ser alterado com a ação humana. Fumaça industrial, poluição, equipamentos eletrônicos e tecidos sintéticos são alguns elementos que provocam a redução dos íons negativos no ambiente.
Esse processo de desequilíbrio tem efeito direto sobre a saúde, podendo causar dores de cabeça, mal-estar, sonolência, vertigem, insônia e irritabilidade. Em contrapartida, a ionização pode ter efeitos positivos sobre o bem-estar das pessoas. O procedimento tem sido utilizado em hospitais para proporcionar alívio em pacientes com crises alérgicas, queimaduras, ferimentos e enxaquecas.
Em escritórios, escolas ou casas, a ionização diminui o estresse e cansaço, elimina dores e aumenta a vitalidade, proporcionando bem-estar e aumento da produtividade. O processo também é utilizado em tratamentos de beleza, para rejuvenescimento facial.
Levando em conta os benefícios, é comum aparelhos de climatização que lançam no ar quantidades de cargas negativas para restabelecer o equilíbrio iônico do ar. Muitos modelos de climatizadores, purificadores, condicionadores de ar e umidificadores disponíveis hoje já vêm equipados com dispositivos ionizadores. Também é possível encontrar no mercado equipamentos especiais para este fim.