O que fazer com o ar-condicionado antigo

23 de janeiro de 2014 | Sem Comentários Voltar

Em nosso estilo de vida atual, os aparelhos de ar condicionado são nossos grandes aliados, uma vez que nos proporcionam um ar climatizado de ótima qualidade, perfeito tanto para nossos momentos de relaxamento, como nas horas em que necessitamos ser eficientes e produtivos.

Flickr.com/rockriver Aparelhos de ar condicionado antigos devem ser enviados para centros de coleta de eletrônicos.

Um bom aparelho de ar condicionado, quando instalado corretamente por equipe técnica especializada, de acordo com as especificações do fabricante, e quando em dia com as manutenções periódicas, terá um prazo de vida bastante grande.

Todavia, há um momento em que o aparelho de ar condicionado precisa ser substituído por outro mais moderno e eficiente. Daí entra a questão: você sabe o que fazer com ar condicionado antigo?

Muitas pessoas têm dúvidas com relação ao correto descarte dos aparelhos de ar condicionado antigos, onde e como ele deve ser feito e quais os prejuízos ao meio ambiente derivados de um descarte incorreto.

Essas dúvidas são bem comuns e, na realidade, simples de serem resolvidas. Uma das coisas mais comuns quando falamos de um aparelho de ar condicionado antigo é a sua venda ou doação (quando ainda em bom estado de funcionamento).

Mas mesmo nesses casos é importante salientar que tanto a desinstalação do aparelho como o seu transporte, não devem ser realizados pelo consumidor.

Isso ocorre porque dentro dos aparelhos existem diversos fluídos refrigerantes que, quando manuseados ou transportados da maneira incorreta, podem ocasionar acidentes, tais como vazamentos, incêndios e explosões, além de serem extremamente poluentes.

Dessa forma, antes de desinstalar ou transportar um aparelho de ar para outra localidade, conte sempre com o auxílio de técnicos especializados, uma vez que eles realizarão a retirada dos gases e fluídos refrigerantes do aparelho com a ajuda de uma máquina especial.

Após a retirada dos fluídos, a carcaça do aparelho pode ser enviada para centros de coleta de eletrodomésticos ou para postos de recebimento de materiais passíveis de reciclagem, onde eles serão desmanchados e suas peças reutilizadas, contribuindo assim para com o meio ambiente.

 

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "O que fazer com o ar-condicionado antigo"
Deixe um comentário