O que é ar condicionado inverter?

12 de julho de 2013 | Sem Comentários Voltar

O mercado de ar condicionado é uma área que está sempre em grande ebulição. Essa agitação no mercado, antes ocorrida principalmente no período do verão, agora não tem mais data certa para acontecer, se estendendo por todo o ano.

Depositphotos.com/andrei111 Econômicos, os aparelhos Inverter ajustam automaticamente a frequência do motor, garantindo mais eficiência.

A atração dos consumidores é despertada na grande maioria das vezes por fatores e inovações tecnológicas, que revolucionam o mercado e colocam fabricantes em disputa direta por sua liderança.

Uma das mais recentes inovações tecnológicas aplicadas aos aparelhos ar condicionado, e que, com toda a certeza, propôs uma grande revolução em todo o segmento foi a tecnologia inverter.

Com a tecnologia inverter o eixo estratégico do sistema de refrigeração foi aprimorado, ou seja, o compressor dos modelos inverter possui um dispositivo interno capaz de ajustar a frequência de rotação do motor.

Dessa forma o motor se mantém sempre em movimento, todavia o trabalho é executado sempre de maneira gradual, em consonância com a temperatura do ambiente.

Uma vez atingida a temperatura especificada pelo usuário, o compressor se mantém em funcionamento, exercendo seu trabalho, e não sofrendo mais com picos de surto de funcionamento. Dessa forma o consumidor também consegue uma grande eficiência energética.

Aliás, a economia de energia promovida pelos modelos inverter chega a ser 30% maior se comparada aos modelos convencionais de aparelhos de ar condicionado.

Assim, além da ótima eficiência do sistema inverter, que atinge rapidamente a temperatura desejada e a mantém, executando seu funcionamento de forma gradual, o custo benefício do aparelho também é comprovado, uma vez que ao longo do tempo a conta de luz será mais barata.

Outra importante característica dos modelos com a tecnologia Inverter é a utilização do gás refrigerante R410a Ecológico, que não polui o meio ambiente como o gás utilizado nos modelos convencionais.

Outro fator positivo dos modelos inverter é o nível de ruído produzido, que é consideravelmente mais baixo do que o de outros modelos. O único fator negativo está associado ao preço desses aparelhos, um pouco mais elevado do que os aparelhos convencionais. Todavia, com a economia de energia proposta, ao longo do tempo o seu custo benefício é satisfatório.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "O que é ar condicionado inverter?"
Deixe um comentário