O consumo de energia do ar condicionado split

17 de setembro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Uma dúvida muito frequente e que se tornou até mesmo um mito quando falamos em refrigeração de ar e aparelhos de ar condicionado é relativa ao gasto energético.

Depositphotos.com/archideaphoto O consumo de energia de aparelhos Split é inferior ao de Janela ou Parede.

Embora, de fato, aparelhos de ar condicionado produzam gasto energético, na maioria dês vezes esse gasto, quando exorbitante, está associado aos seguintes problemas:

  • Escolha de um aparelho errado para o ambiente;
  • Seleção de funcionamento equivocada, fazendo com que o aparelho trabalhe sempre em sua carga máxima;
  • Falta de manutenção periódica;
  • Falta de limpeza de acordo com as especificações do fabricante;
  • Instalação feita de maneira incorreta.

Todavia, alguns aparelhos de ar condicionado, devido à tecnologia de ultima geração empregada, conseguem promover uma ótima refrigeração ao passo em produzem um gasto energético bastante baixo.

É o caso dos modelos Split, que, se comparados aos modelos tradicionais de Janela ou Parede ou mesmo aos modelos portáteis, conseguem promover uma refrigeração muito mais eficiente ao passo em que seu gasto energético é, de fato, inferior.

Em especial, os modelos Split das marcas Admiral, Elgin, Fujitsu, Samsung e Carrier são modelos bastante eficientes. Para efeitos de exemplificação, se utilizarmos um desses Split por seis horas diárias durante um mês, o gasto energético em reais chegará em torno de R$ 150,00 (valor aproximado).

Em especial os modelos Split Inverter são dotados de uma tecnologia sem precedentes no que se refere à eficiência, gasto energético e economia de energia.

Nos aparelhos com tecnologia Inverter, o sistema de refrigeração foi modificado de forma bastante satisfatória, visto que o compressor desses modelos possui um dispositivo próprio capaz de ajustar automaticamente a rotação do motor.

Dessa forma, o motor desses aparelhos se mantém sempre em movimento, executando o trabalho de refrigeração de maneira gradual, de acordo com a temperatura do ambiente.

Ao se chegar à temperatura estipulada pelo usuário, o motor dos Split Inverter continua em funcionamento, evitando picos de surto de funcionamento que promovem alto gasto energético. O resultado, além de um sistema de refrigeração bastante eficaz e silencioso, é uma redução no consumo de energia em até 30% se comparado aos modelos convencionais.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "O consumo de energia do ar condicionado split"
Deixe um comentário