Melhor ar condicionado: como escolher?

16 de novembro de 2012 | Sem Comentários Voltar

Hoje em dia, com a grande procura por ar condicionado, a demanda das empresas deste seguimento aumentou, fazendo com que elas coloquem cada vez mais modelos no mercado, com diferentes capacidades, potências e funcionalidades. Mas como escolher o melhor?

Infelizmente, para esta pergunta não existe uma resposta exata. A procura por um modelo de ar condicionado deve ser baseada nas necessidades e expectativas que cada consumidor tem quando pretende comprar um aparelho de ar condicionado. Modelos extremamente potentes e eficientes talvez não sejam específicos para o que você precisa, ao mesmo tempo em que modelos mais simples e baratos talvez não dêem conta do que você necessita. Por isso, considere alguns requisitos na hora de escolher o modelo que melhor se enquadra:

Depositphotos.com/AndreaA. O tamanho do ambiente é fundamental para determinar o tipo e a potência do aparelho.

Não confunda Climatizador com Ar Condicionado

É muito comum que consumidores, na hora da compra, acabem optando, equivocadamente, por um aparelho que não corresponda ao que se espera dele. Um climatizador de ar é um aparelho que serve especificamente para umidificar o ambiente, minimizando problemas de ar muito seco, perfeito para períodos com baixa umidade relativa do ar ou para pessoas com problemas como asma e alergias respiratórias. Já o aparelho de ar condicionado é capaz de refrigerar ou aquecer o ambiente.

Considere o tamanho do ambiente e outras variantes

Cada aparelho de ar condicionado tem uma potência de refrigeração ou aquecimento, na hora de escolher um modelo, considere se ela vai ser suficiente para o tamanho do ambiente onde será instalado, assim como a incidência ou não de sol no local e o número de pessoas que o frequentarão. Lembre-se que a escolha equivocada de um modelo, além de aumentar o gasto energético, ainda pode diminuir e muito a vida útil do aparelho.

 

BTU/h

Se você já pesquisou por modelos de ar condicionado, então com certeza já se deparou com essa sigla (BTU/h). Ela representa a potência de funcionamento do aparelho, ou seja, a quantidade de troca de calor que ele pode realizar no período de uma hora. Assim, quanto maior a BTU/h, maior será a potência e sua capacidade de resfriar ou aquecer um ambiente.

Modelos

Hoje em dia são muitos os modelos disponíveis. Dos tradicionais “janeleiros”, instalados em um buraco na parede ou em janelas, aos modernos e eficientes “splits”, compostos por dois equipamentos distintos: a condensadora e a evaporadora. Dentro das versões “split” ainda existem diversas categorias, algumas com modelos portáteis. Tudo depende da sua necessidade e do seu investimento.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Melhor ar condicionado: como escolher?"
Deixe um comentário