Medindo a capacidade do seu ar condicionado: O que é BTU?

16 de abril de 2013 | Sem Comentários Voltar

A existência de inúmeros modelos de ar condicionado disponíveis atualmente no mercado acabou por gerar muitas dúvidas nos clientes na hora de escolher o aparelho correto para sua residência ou escritório.

Depositphotos.com/andrei111 A escolha da potência ideal depende das dimensões do local e o tempo de exposição ao calor.

A realidade é que nem sempre um aparelho novo, moderno e extremamente potente suprirá de maneira correta os anseios dos seus usuários. Isso porque, se um aparelho for demasiadamente potente para o local onde ele for instalado, além da refrigeração excessiva e desproporcional. O aparelho ainda promoverá um gasto energético muito alto, o que, além de ser ecologicamente incorreto, significará também um bom aumento na conta de luz no final do mês.

Além disso, a escolha de um aparelho com a potência incorreta para um ambiente fará com que ele trabalhe além dos limites de sua capacidade, causando danos ao aparelho.

Para que possamos escolher o modelo correto, que de fato refrigere nosso ambiente de uma maneira eficiente e, ao mesmo tempo, não gere um grande gasto energético, precisamos entender o significado do termo BTU, presente em todos os aparelhos de ar condicionado.

BTU é uma sigla de origem inglesa, cujo significado é British Thermal Unit, ou seja: Unidade Térmica Britânica. A sigla pode ser compreendida como uma unidade de potência capaz de mensurar o total de energia que será necessário para que a temperatura de um ambiente se eleve ou abaixe.

O BTU é uma unidade equivalente a outras unidades também conhecidas e utilizadas por nós, como as calorias e os joules. Como exemplo, para o derretimento de uma massa de gelo são necessários um total de 143 BTUs.

Assim, antes de efetuar a compra, verifique no aparelho a quantidade de BTU especificada. Essa taxa pode ser compreendida como a potência do aparelho, a capacidade de refrigeração dele em um ambiente.

Tenha em mente também as medidas do local onde o aparelho será instalado, visto que com a ajuda de uma pessoa especializada você calculará qual a potência em BTU necessária para a refrigeração de um ambiente.

Outros aspectos, como a existência de outros aparelhos eletrônicos em funcionamento no ambiente, a exposição direta ao sol e a quantidade de pessoas que frequentarão o local também interferem no cálculo de BTU.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Medindo a capacidade do seu ar condicionado: O que é BTU?"
Deixe um comentário