Limpeza de filtros para ar condicionado: como é feita pelas empresas?

12 de fevereiro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Os aparelhos de ar condicionado são nossos grandes aliados quando as temperaturas se elevam ou, para quem tem modelos “quente e frio”, quando elas baixam demasiadamente, pois nos proporcionam conforto e qualidade térmica durante todo o ano.

Todavia, todos os aparelhos de ar condicionado necessitam de manutenções periódicas, principalmente no que se refere à limpeza dos filtros, que garantirá um bom funcionamento do aparelho e a garantia de um ar limpo e de qualidade no nosso lar.

Flickr.com/rockriver O filtro de nylon deve ser lavado com água corrente fria, sem a adição de produtos de limpeza.

O primeiro passo para manter seu aparelho em bom funcionamento é prestar atenção e respeitar às recomendações estipuladas pelo fabricante.

No que se refere aos filtros dos aparelhos, a recomendação básica é a limpeza dos mesmos uma vez por mês e, uma vez ao ano, acionar um serviço especializado para realizar a limpeza completa do aparelho.

Para realizar o procedimento de limpeza de filtro de ar condicionado, primeiramente desligue o aparelho da tomada. Em seguida, abra seu painel frontal e retire, com bastante cuidado, o filtro de nylon.

Lave o filtro de nylon com água corrente fria ou mesmo morna. Não realize outros procedimentos de limpeza como esfregar ou adicionar produtos de limpeza. Apenas lave-o em água corrente.

Após a lavagem, deixe os filtros secarem na sombra, até que estejam completamente secos. Após isso, encaixe os filtros de volta ao aparelho.

Lembre-se: Alguns modelos mais novos e modernos de aparelhos de ar condicionado possuem um sistema de tripla filtragem, com filtro HEPA retentor de bactérias, ácaros e fungos. Esses modelos de filtros não podem ser limpos com o auxílio de água. Nesse caso a melhor coisa a se é limpar com a ajuda de um aspirador de pó.

Essa limpeza preventiva pode ser feita pelos próprios consumidores, sempre de acordo com as especificações técnicas do fabricante.

Todavia, no caso de sistemas de refrigeração de grande porte, de acordo com a Portaria 3.523/98, do Ministério da Saúde, há uma série de procedimentos de limpeza que devem ser realizados sempre por empresas especializadas e de maneira periódica, assim como o acionamento de empresas técnicas especializadas pelo menos uma vez ao ano para a limpeza total de aparelhos domésticos.

Após acionada, a empresa levará o equipamento para a oficina. Lá, depois de desmontado, um processo de higienização e de assepsia desenvolvido especificamente para todo o equipamento (incluindo dutos e filtros), será realizada.

Esse processo eliminará impurezas e deixará todo o equipamento pronto para ser utilizado novamente sem riscos à saúde.

Lembre-se: No próprio manual de instalação dos aparelhos há uma lista de empresas especializadas ou serviços de assistência técnica autorizada, aptas a realizar o procedimento total de limpeza do aparelho.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Limpeza de filtros para ar condicionado: como é feita pelas empresas?"
Deixe um comentário