Limpeza de duto de ar condicionado

20 de março de 2013 | Sem Comentários Voltar

Aparelhos de ar condicionado são nossos grandes aliados para amenizar o calor excessivo, nos oferecendo um ar de boa qualidade e de temperatura agradável, o que proporciona conforto em casas, escritórios e demais estabelecimentos.

Entretanto, a qualidade do ar que é liberado pelo aparelho de ar condicionado depende de muitos fatores, dos quais, alguns, são de plena responsabilidade dos próprios usuários.

Flickr.com/El gran sueño – Asturias Para garantir a qualidade do ar no ambiente é importante realizar manutenções periódicas nos dutos.

Isso explica a razão pela qual a manutenção dos aparelhos de ar condicionado deve ser realizada periodicamente, sempre de acordo com as estipulações do fabricante, respeitando seus prazos e o auxílio de profissionais capacitados por ele designados.

Essa preocupação para com a manutenção dos aparelhos se deve ao fato do risco em potencial que podemos nos expor ao negligenciarmos as limpezas e manutenções do aparelho.

Um aparelho de ar condicionado que não está em dia com as suas manutenções básicas pode ser, na realidade, um grande vilão, provocando diversos problemas respiratórios nas pessoas e, podendo até mesmo em alguns casos ser fatal.

Um dos grandes fatores de risco em potencial apresentado pelos aparelhos de ar condicionado se encontra nos dutos, que quando não são limpos direito ou estão sujos, abrigam grandes colônias de bactérias, ácaros e demais impurezas que prejudicam a nossa saúde.

É exatamente por essa razão que a limpeza dos dutos se torna tão importante, sendo, inclusive, respaldada por lei. A limpeza dos dutos dos aparelhos, conforme determina a legislação, deve ser realizada sempre por uma empresa especializada, num período mínimo de uma vez ao ano.

Ao acionarmos uma empresa especializada para a limpeza dos dutos, ela irá proceder sempre de acordo com a NBR 14.679/01, da ABNT. Essa norma, desenvolvida especialmente para essa função, designa para a empresa especializada que:

  • Durante o processo de limpeza não é permitida a infiltração de resíduos ou mesmo de poeira;
  • A limpeza de trechos de uma mesma linha de duto será realizada de forma sequencial, sempre de acordo com o sentido do fluxo de ar;
  • De acordo com as sujeiras encontradas, utilizar um tipo específico de escova giratória;
  • Quando realizar a limpeza dos dutos, fazer também a limpeza dos outros componentes do sistema de ar condicionado;
  • Enviar o material coletado diretamente para análise e entregar relatório de toxicidade à que se refere.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Limpeza de duto de ar condicionado"
Deixe um comentário