Limpeza de ar condicionado: faça você mesmo!

14 de dezembro de 2012 | Sem Comentários Voltar

O equipamento do ar condicionado do tipo split é composto por uma unidade interna e outra externa. A primeira é chamada de unidade condensadora, onde fica o motor, e é a área responsável pela troca de temperatura e renovação do ar do sistema. Já a segunda, é aquela instalada dentro de casa, que pode ser classificada como unidade evaporadora. Ambas as partes devem ser limpas. A seguir, explicamos como:

Depositphotos.com/Goodluz Recoemnda-se que os filtros dos condicionadores de ar sejam trocados a cada cinco meses de uso.

  • Em locais de uso contínuo, como escritórios, hospitais e empresas, a limpeza da bandeja e filtro deve ser feita todos os meses. Em casa, não é necessário tanto rigor, mas é importante a higienização e limpeza de ar condicionado para garantir a saúde de familiares e amigos.

Como limpar o equipamento interno

A peça que fica na parte de dentro da casa, conhecida como unidade evaporadora, é muito fácil de limpar. Abaixo, veja os materiais e o jeito certo de como limpar o ar condicionado:

  • Primeiro desmonte a unidade evaporadora. A maioria dos modelos contém um filtro de ar fabricado em nylon. Esse filtro absorve partículas grandes e é feito de um material resistente, portanto, pode ser limpo em água corrente de torneiras e mangueiras.
  • Dentro dessa mesma peça, é possível encontrar o filtro HEPA, fabricado em uma manta de fibra de vidro e outro filtro de carvão, juntos, eles são importantes purificadores do ar condicionado dentro do sistema. Para melhorar a eficácia, eles devem ser limpos com um aspirador de pó e nunca, em hipótese alguma, lavados com água. O ideal é que esses filtros descartáveis sejam trocados a cada cinco meses de uso.

Como limpar a parte condensadora do ar condicionado

Instalada em ambientes externos e livres de umidade, a unidade condensadora do sistema de ar condicionado costuma acumular bastante poeira dentro do ventilador e dos filtros. Neste caso, também vale a dica para os filtros da unidade evaporadora: o uso de um aspirador de pó para remover a sujeira. No entanto, essa parte do sistema refrigerador, tem outras partes a serem limpas. Para essas, porém, será necessário chamar um técnico, que efetuará a desmontagem e manutenção correta das peças.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Limpeza de ar condicionado: faça você mesmo! "
Deixe um comentário