Instalação e manutenção de ar condicionado

24 de maio de 2013 | Sem Comentários Voltar

Diferentemente da maioria dos aparelhos eletrônicos e dos eletrodomésticos que possuímos em nossas casas, cujo processo de instalação se baseia no sistema “plug-in”, os aparelhos de ar condicionado demandam uma série de cuidados técnicos na hora de sua instalação.

Depositphotos.com/Stas_K A instalação e manutenção dos aparelhos demandam cuidados técnicos.

Após a aquisição do aparelho, o primeiro passo a ser dado é a instalação do produto.  Essa, por sua vez, pode ser uma ação muito perigosa visto que o processo de instalação expõe os usuários a diversas dúvidas técnicas de difícil compreensão. Além disso, qualquer atitude equivocada pode não só danificar o aparelho como também colocar em risco a integridade física do seu usuário.

Inicia-se o processo de instalação com a leitura atenta ao manual de instruções desenvolvido pelo fabricante. Nesse manual estão especificados os riscos de uma instalação malsucedida.

É por essa razão que somente os aparelhos de ar condicionado portáteis podem ser instalados sem maiores problemas por usuários comuns, pois seu sistema não apresenta qualquer dificuldade maior.

O restante dos modelos de aparelhos de ar condicionado (seja os modelos de janela, os modelos Split ou mesmo os grandes sistemas de refrigeração) – todos, sem exceção – necessitam da ajuda de um profissional qualificado para que a instalação seja bem sucedida.

As empresas fabricantes são bastante taxativas no que se refere à instalação dos aparelhos ar condicionado, visto que disponibilizam assistências técnicas especializadas em praticamente todos os municípios.

Ao mesmo tempo, vale ressaltar aos usuários que pretendem realizar a instalação de modo pessoal (sem o auxílio de técnicos) que, ao se realizar a instalação dessa maneira, estará automaticamente perdendo todas as garantias dadas pelo fabricante ao produto. Portanto, pense bem antes de partir para a instalação sem a perfeita noção do que se está fazendo.

Após o técnico especializado realizar a instalação, atente-se ao que o fabricante estipula sobre as formas de manutenção do aparelho. Limpeza, troca de componentes, reparos, uso de produtos químicos, secagem, enfim, considere e prossiga de acordo com o estipulado.

Na maioria dos produtos, considera-se que a manutenção preventiva e a limpeza deve ser feita por empresa especializada em período de 6 em 6 meses. Além disso, observe o funcionamento do aparelho, o gasto energético e a qualidade do ar refrigerado, ao sinal de qualquer oscilação dos níveis normais dessas funções, contate imediatamente uma empresa especializada.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Instalação e manutenção de ar condicionado"
Deixe um comentário