Instalação de ar condicionado split

10 de janeiro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Os aparelhos de ar condicionado split são extremamente versáteis e apresentam o que há de mais moderno no mercado. Todavia, para uma boa instalação e um bom aproveitamento do aparelho, considere as dicas abaixo:

O primeiro passo para quem está pretendendo adquirir um aparelho split é a aquisição de um modelo correto para seu tipo de ambiente, para isso solicite sempre a visita de um técnico para dimensionamento correto.

Depositphotos.com/Scornejor Os aparelhos Split são ideais para ambientes domésticos.

Para o local de fixação do evaporador (unidade interna), procure por um local de preferência no centro do ambiente, isso fará com que a circulação de ar ocorra da melhor maneira possível.

Lembre-se sempre de manter o evaporador distante de fontes diretas de calor, como lâmpadas, eletrônicos e etc.

Também não realize a instalação do evaporador sobre equipamentos eletroeletrônicos, visto que existe sempre o risco de pingar água, o que pode, além de provocar um curto-circuito, danificar o equipamento.

Lembre-se que todos os aparelhos de ar condicionado condensam água quando em funcionamento, o que dá origem ao famoso “pinga-pinga”.

A diferença entre um modelo de janela e o modelo split é que, enquanto o modelo de janela promove a saída da água por um orifício localizado na parte traseira do aparelho e fora do ambiente refrigerado, nos modelos split a água é expelida diretamente na parte que refrigera o ambiente. Esse é um detalhe que precisa ser muito bem pensado na hora da instalação de um modelo split, pois essa água precisa ser drenada.

Jamais faça a conexão do dreno com a rede de esgotos. O ideal é realizar a conexão com fontes de água pluvial, visto que o dreno trará para dentro do ambiente todo o odor do lugar aonde ele foi conectado.

O condensador (unidade externa do aparelho) foi projetado para trabalhar ao ar livre, ou seja, quanto mais ar disponível para essa unidade melhor.

Certifique-se de que o suporte do condensador esteja fixado da maneira correta.

Para facilitar manutenções futuras em seu aparelho split, evite instalá-lo abaixo de janelas, o que dificulta a sua manutenção.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Instalação de ar condicionado split"
Deixe um comentário