Entenda como funciona o compressor rotativo de ar condicionado

8 de julho de 2013 | Sem Comentários Voltar

Para entendermos como é o funcionamento do compressor rotativo de ar condicionado, é necessário, primeiramente, que entendamos a importância do compressor em qualquer sistema de refrigeração.

Depositphotos.com/grgroupstock O compressor é responsável por transformar o ar, promovendo o aquecimento ou a refrigeração do ambiente.

Um compressor é, basicamente, o mais importante e também o mais caro componente de qualquer sistema de refrigeração, seja esse sistema o de uma geladeira ou mesmo de aparelhos ar condicionado.

O compressor pode ser entendido como sendo o “coração” de um sistema de refrigeração, uma vez que ele possibilita ao ar transformar-se, promovendo o aquecimento ou a refrigeração do ambiente.

Atualmente são cinco os modelos de compressores presentes em aparelhos de ar condicionado: scroll, centrífugo, alternativo, parafuso e rotativo.

O compressor rotativo, especificamente, é o mais econômico entre todos os tipos de compressores, e seu uso se dá em aparelhos ar condicionado do modelo Split.

Essa sua grande eficiência em economia de energia acontece porque a sua composição é feita por um conjunto de peças diversas, onde o ar é comprimido nas espirais internas do compressor, que mesmo se movimentando em altíssima velocidade quando em funcionamento, realiza esse trabalho com “menos esforço”, consumindo menos energia.

Assim, o compressor rotativo tem também como características essenciais o funcionamento bastante silencioso e a manutenção técnica que é bem mais prática do que a dos outros modelos de compressores.

A principal característica do compressor rotativo – sua ótima economia energética – é realmente eficiente se comparada aos modelos de compressores utilizados em aparelhos de ar condicionado convencionais, como os aparelhos de Janela.

O consumo de energia do compressor rotativo, se comparado aos outros, chega a ser 30% menor. Esse grande avanço energético em relação aos outros modelos já está fazendo com que a maioria dos fabricantes de aparelhos ar condicionado adotem também o compressor rotativo em seus modelos.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Entenda como funciona o compressor rotativo de ar condicionado"
Deixe um comentário