Dutos para ar condicionado: modelos e tipos

8 de janeiro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Ligar um equipamento de ar condicionado é muito fácil. Pressiona-se um botão e ajusta-se a temperatura no controle remoto. Mas, será que instalar um ar condicionado é tão simples quanto ligá-lo?

Para quem respondeu que sim, é bom ficar atento. A instalação é mais complexa, por conta dos dutos para ar condicionado e requer, muitas vezes, ajuda de profissionais especializados, fornecidos pela própria marca ou loja que atendem sob agendamento.

Flickr.com/comedy_nose A instalação dos dutos requer ajuda de profissionais especializados.

Tubulação para ar condicionado

O ar condicionado split tem um custo mais elevado se comparado com o ar condicionado de janela, por ser um pouco mais moderno e também por causa da distância do evaporador com a unidade condensadora, aquela instalada do lado de fora do imóvel.

Esse sistema garante um bom isolamento acústico. Portanto, o ar split é um aparelho praticamente sem ruído. A ligação entre os dois equipamentos deve ser feita com dutos específicos e mão de obra especializada, uma vez que os canos irão passar dentro da parede ou por um forro de gesso.

Esta tubulação deve ser de cobre ou de outros materiais resistentes, indicados especificamente para o transporte do líquido refrigerante, que algumas vezes fica quente, outras bem gelado.

Diferentemente dos tubos feitos em PVC, os dutos de cobre não sofrem alterações físicas ou danos com a variação de temperatura. Mas é preciso revestir essa tubulação com isolantes térmicos.

Os materiais mais comuns para a fabricação desses dutos são: aço inox, galvanizado cobre e alumínio, que apresentam ótima qualidade e menores chances de oxidação.

Para os sistemas de ar condicionado mais complexos, geralmente instalados em empresas, existem algumas espécies de dutos para fazer o transporte de ar. Confira alguns tipos de duto para ar condicionado:

Tubos retangulares: comumente instalados dentro de paredes, esse tipo de tubulação é indicada para aparelhos que apresentam altas pressões e temperaturas;

Tubos ovais: geralmente são instalados a vista, o grande tamanho e dimensão os tornam difíceis de serem acoplados nas paredes e fundo de gesso;

Tubos circulares: semelhantes aos tubos ovais, as tubulares também não são instaladas no interior de paredes, ficam a vista.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Dutos para ar condicionado: modelos e tipos"
Deixe um comentário