Dicas de como comprar um ar condicionado

29 de maio de 2013 | Sem Comentários Voltar

Conforto, praticidade, clima agradável, boas horas de relaxamento… Aparelhos de ar condicionado são nossos aliados em vários momentos. Tanto que, hoje, é quase impossível imaginarmos nossas vidas sem a presença de um bom ar condicionado nos confortando, seja em nossas casas, em lojas ou mesmo em nossos escritórios.

Todavia, a verdade é que um bom aparelho de ar condicionado está intimamente ligado ao ambiente em que ele será instalado.  Isso para que o consumidor conheça as suas verdadeiras necessidades de refrigeração, assim como as possibilidades de cada aparelho e, consequentemente, o modelo que lhe apresente o melhor custo beneficio.

Depositphotos.com/Stas_K A escolha do aparelho ideal depende, principalmente, do ambiente em que será utilizado.

Temos hoje no mercado basicamente 3 modelos de aparelho ar condicionado:

1- Modelo de Janela ou Parede:

Tradicional modelo, tem fácil instalação, pois necessita apenas de uma tomada ligada a rede elétrica e um buraco na parede. Além disso, tem como atrativos o preço relativamente baixo e a manutenção, considerada mais acessível do que a dos outros aparelhos. Entretanto, são modelos um pouco defasados em relação aos seus concorrentes no que tange a economia e tecnologia.

2- Modelo Portátil:

Simples, eficiente e sonho de consumo de muitas pessoas, uma vez que não necessita de instalação e pode ser levado para qualquer cômodo, desde que haja uma janela por perto. Além disso, são muito modernos e contem todas as funções operacionais dos demais aparelhos atuais. O fator negativo está relacionado ao seu preço, um pouco mais alto do que os outros modelos.

3- Modelo Split:

Silenciosos, econômicos, modernos e eficientes, os aparelhos Split são a última tendência de mercado. Funcionam muito bem em praticamente qualquer ambiente. O fator negativo está ligado a difícil instalação e manutenção do aparelho, realizada somente por profissionais qualificados.

Após conhecer os modelos disponíveis, cabe ao consumidor calcular qual a potência necessária do aparelho. Ou seja, quantos BTUs deve ter o aparelho para que o ambiente pretendido seja refrigerado de maneira satisfatória. Esse cálculo deve ser feito juntamente com um profissional especializado.

De posse desses números, e de acordo com sua intenção de investimento, cabe agora ao consumidor escolher o melhor modelo de aparelho ar condicionado conforme seu orçamento.

É importante salientar que nesse processo de escolha, benefícios como assistência técnica próxima, prazo de garantia estendido, tradição da marca, dentre outros, merecem ser levados em consideração. Isso para evitar eventuais dores de cabeça futuras.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Dicas de como comprar um ar condicionado"
Deixe um comentário