Cuidados na instalação de ar-condicionado de teto

25 de outubro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Aparelhos de ar condicionado são equipamentos capazes de nos oferecer a medida certa de conforto e relaxamento, uma vez que nos proporcionam um ar climatizado e de ótima qualidade.

Flickr.com/billh18 A instalação de aparelhos piso teto deve ser realizada de acordo com as normas determinadas pelo fabricante.

Todavia, para que seu aparelho de ar condicionado funcione sempre da maneira correta, e você consiga extrair dele o melhor rendimento e a maior eficiência (sem sobrecarregá-lo ou danificá-lo), alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com relação à instalação.

A instalação de um aparelho de ar condicionado deve ser sempre realizada de acordo com as normas técnicas estipuladas pelo fabricante.

Infelizmente, é muito comum que consumidores mais destemidos se aventurem na instalação de aparelhos de ar condicionado em suas residências e escritórios sem o auxílio ou a presença de técnicos, por acreditarem se tratar de um produto de fácil instalação.

Obviamente que isso não corresponde à verdade. Aparelhos de ar condicionado são equipamentos que necessitam dos cuidados de especialistas para sua correta instalação e manutenção, uma vez que uma instalação malsucedida pode apresentar riscos a saúde.

Vale ressaltar que ao tentar instalar sozinho um aparelho de ar condicionado, sem a presença de técnicos ou empresas especializadas designadas pelo fabricante, o consumidor assume totalmente a responsabilidade por seus atos e perde automaticamente todas as garantias relacionadas ao produto.

Dos aparelhos de ar condicionado de teto:
Precauções na instalação de ar condicionado de teto (lembrando sempre que todo o processo de instalação deve ser realizado por equipe especializada, conforme especifica o manual de instalação do equipamento):

Local de instalação: a unidade interna só deve ser instalada em um local que atenda aos seguintes requisitos:

  • Espaço suficiente tanto para instalação como para manutenção;
  • Teto horizontal cuja estrutura seja capaz de suportar o peso da unidade interna;
  • Local onde a saída e a entrada não sejam impedidas, e a influência do ar externo seja mínima;
  • Local onde tanto o tubo de drenagem como o tubo de ligação possam ser retirados com facilidade;
  • Local onde não exista radiação direta originada dos aquecedores.

Importante: sempre mantenha tanto a unidade interna como a externa, assim como as fiações de alimentação e de transmissão a, pelo menos, 1 metro de distância de televisores e rádios.

 

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Cuidados na instalação de ar-condicionado de teto "
Deixe um comentário