Cortina de ar consome muita energia elétrica?

18 de novembro de 2014 | 1 Comentário Voltar

Uma das principais preocupações de quem deseja instalar um sistema de climatização em sua casa, escritório ou comércio é em relação aos gastos com energia elétrica. Para evitar surpresas no fim do mês e ajustar essa despesa ao orçamento, é importante saber qual é o consumo de energia elétrica de cada aparelho.

Vecair O primeira etapa para saber quanto você gasta por mês com sua cortina de ar é saber a potência do equipamento, informação que está no manual e é dada em Watts (W).

Por isso, no post de hoje, vamos simular os gastos de outro equipamento bastante utilizado em sistemas de refrigeração: as cortinas de ar.

O primeiro passo para saber quanto você gasta por mês com sua cortina de ar é conhecer a potência do equipamento, informação que consta no manual e é dada em Watts (W). Depois, é preciso calcular o consumo mensal, em kW/h, realizando o seguinte cálculo:

Potência de refrigeração (W)  x Número de horas utilizadas (h) x Número de dias de uso no mês

1000

 

No caso de um aparelho com potência de 300W, ligado 8 horas por dia durante todo o mês, o consumo mensal seria calculado desta forma:

300 x 8 x 30 = 72kWh/mês

                                                             1000

Por fim, é só descobrir o preço do kW/h na sua região e multiplicar pelo consumo mensal. Neste link da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), é possível consultar este valor. Se o exemplo acima fosse aplicado a São Paulo, o gasto total com o uso da cortina de ar seria de R$ 20,16 – considerando o valor do kW/h a 0,28.

É importante destacar, porém, que as cortinas de ar ajudam a otimizar a eficiência dos sistemas de climatização, já que impedem a entrada de calor externo no ambiente. Desta forma, o ar condicionado não precisa trabalhar na máxima potência, garantindo maior vida útil ao aparelho e uma economia de energia de até 35%.

 

Compartilhe este artigo
1 comentário sobre "Cortina de ar consome muita energia elétrica?"
  1. Vanderlei disse:

    OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO

Deixe um comentário