Conserto e manutenção de ar condicionado: como deve ser realizada?

10 de dezembro de 2012 | Sem Comentários Voltar

A manutenção de ar condicionado é essencial para a saúde dos moradores e frequentadores do ambiente refrigerado, principalmente os alérgicos. Isso porque o filtro de ar pode acumular microorganismo, fungos, ácaros e demais fatores alérgicos, que causam coceira no nariz e nos olhos, além de espirros e tosses.

Além disso, o equipamento costuma ter o desempenho prejudicado por grandes partículas de poeira e aglomerações de sujeira, gastando mais energia e não refrigerando o ambiente conforme poderia fazer.

Para evitar eventuais problemas, é necessário saber como fazer a manutenção de ar condicionado. No modelo split, por exemplo, algumas ações preventivas podem ser tomadas, principalmente em relação a unidade interna deste aparelho, como passar panos umedecidos na parte de fora para eliminar sujeira e prestar atenção especificamente nos filtros por onde o ar passa. Diante de qualquer poeira, é válido limpar também com um pano úmido.

Depositphotos.com/Stas_K A limpeza dos aparelhos é fundamental para garantir a qualidade e pureza do ar.

Para os filtros fabricados em nylon, é possível limpá-los diretamente na torneira ou com o auxílio de uma mangueira. Dentro dos equipamentos também são encontrados os filtros de carvão e o filtro HEPA, composto por uma malha de fibra de vidro, que garantem a melhor qualidade do ar. Eles não podem ter contato com a água, precisam apenas ser aspirados e limpos a seco. O indicado é que esses dois filtros tenham a troca efetuada a cada cinco meses.

Algumas vezes, por haver grandes e complexas peças mecânicas, a manutenção pode ser feita por um técnico, já que ele também pode detectar possíveis e futuros problemas.

Quebrou e agora?

Além da manutenção periódica, seu ar condicionado pode acabar quebrando por diversos problemas. Então, será preciso levar em uma assistência técnica autorizada, que conste no manual de instruções de seu equipamento. Assim que encontrar a mais próxima de você, entre em contato e solicite um orçamento.

Limpeza é obrigatória!

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta que equipamentos de uso coletivos, como ar condicionado de empresas, escritórios, hospitais, entre outros, devem ser limpos com certa frequência. Para os filtros e bandeja, a manutenção deve ser feita todos os meses. Já o ventilador deve ser limpo semestralmente.

Para o uso doméstico, o mais adequado é a manutenção preventiva do equipamento de ar condicionado seja realizada durante o inverno, época do ano em que o uso é menos frequente, se comparado ao verão. Além da manutenção preventiva, é importante realizar a higienização das peças, sempre que possível.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Conserto e manutenção de ar condicionado: como deve ser realizada?"
Deixe um comentário