Conserto e manutenção de ar condicionado: como deve ser realizada?

17 de dezembro de 2012 | 8 Comentários Voltar

Como todo equipamento eletroeletrônico, o ar condicionado também está sujeito a apresentar problemas. Afinal, ele é ligado às tubulações, à eletricidade e ainda tem as partes mecânicas para seu total funcionamento. Ou seja, uma infinidade de aspectos que podem falhar. Então, por vez ou outra você precisará consertar o ar condicionado.

Por isso, ao primeiro problema ou falha que seu equipamento apresentar, leve a uma assistência técnica autorizada ou chame um técnico para realizar um orçamento e descobrir qual é o problema.

Não se esqueça: o conserto de ar condicionado deve ser realizado por empresas e técnicos especializados. Um diagnóstico errado de problemas pode fazer com que você quebre paredes em vão, por exemplo.

Depositphotos.com/ongap_ A manutenção deve ser feita periodicamente por técnicos especializados.

Manutenção periódica evita dores de cabeça!

 

A manutenção do ar condicionado deve ser feita de tempos em tempos. Esse cuidado com o equipamento consegue evitar possíveis problemas elétricos, mecânicos e de funcionamento em geral, além de garantir que ele funcione em potência adequada, refrigerando o ambiente corretamente.

Alguns problemas acontecem simplesmente por falta de limpeza. O acúmulo de poeira no ventilador do ar condicionado, por exemplo, pode, em casos extremos, causar uma paralização na peça a ponto que ela tenha ser substituída.

Por isso, é bom que, de tempos em tempos, os filtros sejam limpos e a parte mecânica e elétrica checadas.

Veja dois dos problemas mais comuns que podem ser solucionados sem técnicos:

 

  • O condensador (parte externa) não funciona: Verifique se o aparelho está ligado corretamente na tomada. Neste caso, vale a pena verificar outros equipamentos eletrônicos na tomada para checar se o problema é com ela. Se mesmo assim a unidade externa não funcionar, teste diminuir o termostato em cinco graus;
  • O ar não é frio o suficiente: Se depois de colocar na menor temperatura no controle, o aparelho não funcionar, também verifique o termostato da unidade externa. Se for o caso, diminua alguns graus até que a temperatura do evaporador seja agradável. Muitas vezes, o ar não chega completamente gelado nos ambientes porque os filtros da unidade evaporadora não estão limpos. Tente limpar ou trocar as peças.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
8 comentários sobre "Conserto e manutenção de ar condicionado: como deve ser realizada?"
  1. luciano luiz ramos disse:

    Meu ar condicionado funciona por meia hora e para. Espringe 18 mil BTUs, o que pode ser o defeito?

    1. Vecair disse:

      Olá Luciano!

      Neste caso acredito que seja mais indicado você entrar em contato com a assistência técnica do seu ar condicionado, um especialista poderá te informar com mais precisão e resolver a deficiência.

  2. luiz carlos disse:

    meu split 9000. marca york, ta fazendo gelo da caixa evaporadora e la fora na conecçao.. com eu poço resolver agora ??

    1. Vecair disse:

      Olá Luiz!

      A Vecair é apenas uma revendedora de ar condicionados, inclusive da marca York, mas clique aqui que você será encaminhado para o site onde você pode encontrar a assistência técnica mais próxima de você para te ajudar a solucionar o problema.

  3. Diego Rodrigues disse:

    Olá,
    Tenho um ar condicionado York e só está saindo vento pela metade da evaporadora, parece que a outra parte está completamente entupida, não sai nada. O que pode ser?

    1. Vecair disse:

      Olá Diego!

      Infelizmente não temos a resposta para o seu problema. O mais correto é levar o aparelho para a assistência técnica credenciada da York ou solicitar a visita de um técnico que pode te dar a melhor solução para o problema.

      Abs.

  4. sanoraide disse:

    Meu ar ao invés de cair a água pra fora, tá caindo pra dentro. O que faço?

    1. Vecair disse:

      Olá! Tudo bem?

      esse problema pode ser mais complexo do que se imagina. Alguma peça pode estar mal encaixada ou com defeito em alguma parte de seu aparelho. A melhor coisa a se fazer é ligar para a assistência técnica autorizada da sua marca de aparelho de ar condicionado e agendar a visita de um técnico. Obrigado pelo contato e continue acompanhando nosso blog! Abraços.

Deixe um comentário