Como saber se o ar condicionado é econômico?
14 de junho de 2013 | Sem Comentários VoltarUm bom aparelho de ar condicionado, que seja versátil, eficiente e que cumpra com todas as necessidades do usuário e que, principalmente, seja econômico no seu gasto energético, vai depender de alguns fatores que os consumidores devem estar bastante atentos antes de adquiri-lo.

Flickr.com/Advait Supnekar Para escolher um modelo econômico, o primeiro ponto é determinar a potência necessária para o ambiente.
Para a escolha de um modelo econômico, a primeira coisa a ser feita é saber qual a necessidade de potência do aparelho em relação ao local em que ele será instalado.
É bom salientar que um aparelho extremamente potente não será necessariamente funcional caso o ambiente onde ele for instalado for pequeno e frequentado por um número reduzido de pessoas.
Assim, um aparelho extremamente potente quando instalado em um ambiente pequeno irá proporcionar um gasto energético demasiadamente alto.
Outro fator determinante para a avaliação de um modelo de ar condicionado econômico é o seu coeficiente de rendimento (COP). Essa função serve para estabelecer uma relação entre as energias consumidas e produzidas do aparelho quando sua bomba de ar estiver em aquecimento.
Ou seja: quanto maior o COP, maior será o gasto energético.
Outro fator para determinar se o aparelho é o não econômico é a avaliação da Unidade Térmica Britânica, cuja sigla é BTU. Essa unidade de potência, presente em todos os aparelhos de ar condicionado disponíveis no mercado, estabelece a verdadeira capacidade de refrigeração do aparelho.
Atente-se também ao selo PROCEL, de economia de energia. A presença desse selo no aparelho existe para orientar o consumidor quanto ao consumo energético do modelo. Quando existe o selo PROCEL é garantia de que aquele modelo foi aprovado pelos padrões do Ministério de Minas e Energia como sendo um modelo econômico e ambientalmente correto.
E, por último, há de se ressaltar a importância da realização de todas as especificações do fabricante do aparelho no que se refere à instalação e também sua manutenção e limpeza.
Um aparelho instalado corretamente e que esteja em dia com sua manutenção (sempre realizada por técnicos especializados), promoverá, via de regra, um baixo consumo energético.