Como funciona um ar condicionado?

12 de abril de 2013 | Sem Comentários Voltar

Os aparelhos de ar condicionado são eletrodomésticos indispensáveis para a nossa vida, nos proporcionando conforto e relaxamento na medida certa para que possamos seguir nossa rotina diária de maneira menos estressante e mais satisfatória.

Flickr.com/WorldSkills Mesmo nos modelos mais modernos, os mecanismos são semelhantes aos dos primeiros aparelhos.

Todavia, apesar de cada vez mais modernos e eficientes, o mecanismo de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado ainda é baseado nos primeiros modelos concebidos pelo inventor norte americano William Carrier, em 1902.

O princípio aplicado em um aparelho de ar condicionado é exatamente o mesmo do usado em uma geladeira, ou seja, um conjunto de serpentina – algo semelhante a um sistema de mangueiras, em que passa um líquido ou um gás, dependendo do modelo do ar condicionado – que é resfriado por uma substância chamada R-22.

Essa substância, R-22, à base de cloro, carbono e flúor tem como função passar do estado líquido para o gasoso quando em uma temperatura relativamente baixa: em torno de 7°C.

Como o aparelho de ar condicionado suga o ar interno de um ambiente, compete então ao R-22 o papel de absorver o calor encontrado no ar, percorrendo nesse processo todo sistema do ar condicionado em seus circuitos de serpentinas, evaporadores e condensadores.

 

De uma maneira geral, os aparelhos de ar condicionado, a partir do sistema explicado acima, sugam o ar de um ambiente, retirando dele o calor e o devolvem em uma temperatura mais baixa, de acordo com a necessidade do usuário.

Hoje, além da função de resfriamento, muitos aparelhos de ar condicionado mais modernos também apresentam outras características bastante satisfatórias, como, por exemplo, a função higiênica de seus filtros, eliminando do ar diversas impurezas, bactérias e vírus, deixando assim o ambiente com um ar mais limpo e satisfatório.

Os modelos mais recentes da empresa Samsung, por exemplo, contém a função “Vírus Doctor” que elimina do ambiente, além das impurezas como bactérias, ácaros e fungos, também o vírus Influenza H1N1 com 99% de eficácia.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Como funciona um ar condicionado? "
Deixe um comentário