Como funciona o climatizador evaporativo?

29 de outubro de 2013 | Sem Comentários Voltar

Hoje, para quem está à procura de equipamentos inteligentes e realmente eficientes para climatização de ambientes, o mercado oferece uma gama muito significativa de produtos.

A climatização evaporativa promove a retirada do calor do ambiente, através da evaporação da água.

Sendo assim, cabe ao consumidor ficar atento e, principalmente, aprender a diferenciar quais os produtos disponíveis que de fato vão de encontro aos seus anseios e necessidades.

Tudo para que não haja frustração e desperdício de dinheiro na aquisição de algum aparelho incompatível ou ineficiente para com sua demanda de climatização.

Dentre os muitos produtos disponíveis, destaca-se o excelente climatizador evaporativo. Mas, você sabe o que é a climatização evaporativa e como funciona um climatizador evaporativo?

A climatização evaporativa pode ser entendida como sendo o processo termodinâmico pelo qual o ar cede calor à água, que, por sua vez, evapora.

Esse processo, bastante simples, tem como resultado imediato a retirada do calor do ambiente. Bastante eficiente, um bom sistema de climatização evaporativa, quando bem dimensionado, permite a redução da temperatura em até 12ºC.

Já os componentes de um sistema de climatização evaporativo são, também, muito simples. Trata-se de um equipamento formado basicamente por:

  • um ventilador;
  • um reservatório;
  • uma bomba de água;

células de um papel especial, que se caracteriza por não absorver água.

Um bom atributo dos climatizadores evaporativo é sua ótima autonomia de utilização, que pode ser aplicada tanto em áreas fechadas como abertas (variando, claro, de acordo com a capacidade de cada sistema).

Vale ressaltar que a temperatura obtida por meio desse sistema não é constante ou controlada, uma vez que depende de fatores externos, tais como umidade do ar exterior e sua temperatura. Todavia, o ar climatizado obtido é de ótima qualidade.

 

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Como funciona o climatizador evaporativo?"
Deixe um comentário