Como fazer um projeto de climatização industrial

5 de novembro de 2014 | Sem Comentários Voltar

Seja para garantir o bom funcionamento e vida útil do maquinário ou para a correta estocagem dos produtos, os sistemas de climatização em edifícios industriais são fundamentais.

flickr.com / martin Os projetos de climatização são fundamentais para indústrias pois ajudam na manutenção de condições específicas de umidade, pressão, renovação de ar e temperatura.

Os projetos de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) em indústrias devem prever a manutenção de condições específicas de umidade, pressão, renovação de ar e temperatura, levando-se em conta as necessidades de cada segmento.

Na indústria alimentícia, por exemplo, é grande a aplicação de sistemas frigoríficos para a conservação dos produtos. Estes sistemas são compostos, basicamente, por compressor, condensador, dispositivo de expansão, evaporador, sistema de controle e tubulações.

Na elaboração de um projeto de climatização industrial estão previstas algumas etapas básicas, como: identificação das necessidades do cliente, desenho técnico da situação pretendida, especificação dos equipamentos e fluxograma operacional. Para isso, é necessária a contratação de um profissional especializado, que será responsável por garantir a eficiência do sistema instalado.

Outra preocupação comum dos fabricantes e projetistas de sistemas AVAC se refere à eficiência energética dos equipamentos. Novas tecnologias são aplicadas com o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica e tornar os sistemas limpos e sustentáveis.

Além da elaboração do projeto personalizado para cada necessidade, sistemas de refrigeração em indústrias devem contar com equipes técnicas para a execução dos processos operacionais e de manutenção. Isso porque eventuais falhas no funcionamento podem ocasionar grandes prejuízos na produção.

 

 

 

 

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Como fazer um projeto de climatização industrial"
Deixe um comentário