Como calcular o consumo de ar condicionado?

31 de janeiro de 2013 | Sem Comentários Voltar

A escolha do modelo correto de ar condicionado que cumpra com as suas necessidades e objetivos para com o aparelho envolve também uma variável muito importante: o consumo energético do modelo.

Aparelhos de ar condicionado consomem energia, sendo que alguns mais e outros menos. Algumas condições como a manutenção permanente, a limpeza correta do produto e a instalação em lugares adequados com sua potência podem influenciar e muito no resultado do consumo, assim como na vida útil do aparelho.

De uma maneira geral, é possível saber com antecedência através de cálculos simples, quanto de energia será gasto por mês com o equipamento e quanto será esse valor na conta no final do mês. Para isso, é necessário saber:

Horas por dia: é o tempo diário em que o seu aparelho ficará ligado e em funcionamento. Para realização dessa conta, deve-se saber o número de horas diárias que o aparelho será utilizado. Ex.: 8 horas diárias.

Dias por mês: Faça um levantamento do número de dias durante um mês em que o aparelho será utilizado. Ex.: 18 dias por mês.

Consumo energético em kWh/mês: Para obter esta informação procure nas etiquetas adesivas do produto, no seu manual ou na tabela PROCEL de eficiência energética que o acompanha. Ex.: 17/kW/h por mês.

Preço em reais da energia de kW/h cobrado em sua região: Há uma variação nesse valor de acordo com cada cidade ou estado, procure por sua região na conta de luz ou entre em contato direto com a empresa provedora de energia.

Vecair O consumo energético do aparelho é informado nas etiquetas coladas no produto.

Realizando o cálculo

1) Quantidade de dias que o ar ficará ligado vezes a quantidade de horas diárias em funcionamento: 18 dias x 8 horas = 144 horas mensais*.

2) De posse do resultado acima divida ele pelo total de dias do mês: 144 horas mês / 30 dias = 4,8 horas por dia*.

3) Tomando como base o resultado anterior, multiplique ele pelo consumo energético do produto: 4,8 h/dia x 17 kwh/mês = 81,6 kwh/mês.

4) Multiplique o resultado do cálculo acima pelo valor do kWh: 81,6kw/mês x R$ 0,40 = R$ 32,64.

Este será o valor que o ar condicionado irá acrescer em sua conta mensal de luz.

*São valores hipotéticos fornecidos anteriormente

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Como calcular o consumo de ar condicionado?"
Deixe um comentário