Climatização e refrigeração para ambientes industriais

30 de outubro de 2014 | Sem Comentários Voltar

Ambientes industriais exigem sistemas de climatização potentes e econômicos. Além do conforto e bem-estar dos funcionários, os aparelhos de refrigeração devem assegurar as condições de temperatura ideais para o funcionamento eficaz do maquinário — ou para a conservação dos produtos, no caso de indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo.

flickr.com / Vecair As Cortinas de Ar são uma ótima opção para garantir uma temperatura agradável e ideal em ambientes industriais.

Para promover uma refrigeração contínua e eficiente, estes locais utilizam diferentes tipos de aparelhos. Conheça alguns destes equipamentos de climatização industrial:

Fan Coil

Ideais para ambientes amplos e com grande demanda de refrigeração, os condicionadores de ar Fan Coil utilizam água gelada ao invés de fluidos refrigerantes. Contam com rotores que puxam o ar do ambiente e processam em serpentinas de água a menos de 5°C para resfriá-lo. Podem ser em unidades cassete, hi-wall, built-in ou em sistemas de dutos e possuem filtros que eliminam as impurezas do ar.

Climatizador Industrial

O climatizador industrial mais utilizado é o climatizador evaporativo. Com ótimo custo-benefício, este equipamento promove a refrigeração pela evaporação da água. É composto de um ventilador, uma bomba d’água e um reservatório e funciona de maneira simples. Resumidamente: o ar externo, seco e quente, circula pela bomba e passa por células de papel que são constantemente molhadas pela água do reservatório, resultando em um ar mais frio e úmido. Este climatizador também atua na redução da eletricidade estática e na ionização do ar.

Cortinas de ar

As cortinas de ar são fundamentais para a eficiência dos sistemas de climatização. Estes aparelhos criam um isolamento térmico que impede a entrada de ar quente nos ambientes refrigerados, garantindo a manutenção da temperatura. Além disso, também funcionam como uma barreira contra fumaça, insetos, poeira e outras impurezas do ar.

Capacidade

Seja qual for o tipo de aparelho escolhido, é fundamental que o sistema de ar condicionado industrial leve em conta o tipo de atividade realizada, o número de pessoas no ambiente e a posição geográfica do edifício. Com estes dados, é possível calcular a potência ideal dos aparelhos.

 

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Climatização e refrigeração para ambientes industriais"
Deixe um comentário