Climatização de ambientes: ideias e sugestões

28 de dezembro de 2012 | Sem Comentários Voltar

Climatizar ambientes nada mais é do que controlar a temperatura por meio de aparelhos eletrônicos, com ar condicionado, climatizadores e até ventiladores. Isso garante uma sensação térmica adequada e refrescante, independentemente do clima natural. Climatizam-se ambientes tanto em locais quentes, como frios. A climatização é muito importante para a qualidade de vida.

Flickr.com/Advait Supnekar Para ambientes residencias, os aparelhos portáteis são boas opções, garantindo resfriamento e umidificação do ar.

Locais quentes pedem ar condicionado

Para uma boa climatização de ambientes, é preciso procurar um ar condicionado ideal e adequado ao espaço. Para isso é importante calcular o BTU, índice que avalia a massa corporal de pessoas no ambiente, janelas, equipamentos e a metragem do espaço. Assim, você consegue saber qual será a potência necessária do equipamento, para não gastar dinheiro à toa.

O cálculo é simples: para ambientes sem incidência solar, utilize a unidade fixa de 600 BTUs por metro quadrado e mais 600 por pessoa adicional. Em cômodos que batem sol, o número aumenta para 800 BTUs por metro quadrado e mais 800 por pessoa adicional. A partir desse valor, fica mais fácil escolher uma equipamento com potência adequada.

Split ou de janela?

Em comparação ao ar condicionado de janela, o ar condicionado split, apesar de ser um pouco mais caro, apresenta melhor custo-benefício, além de ser mais moderno, fazer menos barulho e ter uma manutenção relativamente fácil de executar. O split consome até 40% menos energia que o modelo de janela.

Refresque sua casa sem gastar muito

Para quem não quer gastar muito dinheiro com a compra de um ar condicionado, os climatizadores portáteis podem ser uma ótima opção. Com bons preços, eles não necessitam de reformas para a instalação e ainda oferecem a opção de umidificação de ar.

Além desses aparelhos, existem alguns truques na hora da reforma e decoração que ajudam a garantir um clima mais fresco no interior dos imóveis:

  • Utilização de piso frio, em vez de piso de madeira e carpete;
  •  Tecidos leves nas cortinas;
  • Paredes de cores claras e aconchegantes;
  • Bacias com água pela casa para umidificar os ambientes.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Climatização de ambientes: ideias e sugestões"
Deixe um comentário