Ar condicionado pingando ou vazando água: o que fazer?

22 de abril de 2013 | 6 Comentários Voltar

Conforto, praticidade, relaxamento, alívio, dentre muitos outros adjetivos estão sempre presentes quando pensamos em nossos aparelhos de ar condicionado. Tão necessários em nosso dia a dia, a verdade é que hoje é quase impossível imaginarmos nosso estilo de vida sem a presença deles.

Depositphotos.com/senkaya Para identificar o motivo do vazamento e corrigir o problema, é preciso contratar um serviço técnico.

Ao mesmo tempo em que colhemos os benefícios do seu uso, não podemos nos esquecer de dar a devida manutenção ao aparelho, para que problemas de vazamentos ou o famoso “pinga-pinga” não aconteçam.

É muito comum vermos que um aparelho de ar condicionado está pingando água. Na realidade, segundo técnicos especializados, esse problema não deveria acontecer e pode ser fruto de uma instalação mal sucedida ou falta de manutenção e limpeza.

Segundo especialistas, o problema se inicia na instalação do aparelho. O melhor caminho é seguir as diretrizes do fabricante e contratar um serviço técnico especializado para realizar a instalação da forma correta.

Problemas como o nivelamento, a colocação correta da mangueira responsável pela condução da água condensada, dentre muitos outros detalhes técnicos bastantes específicos são facilmente ignorados por leigos no processo de instalação. E os resultados são bem conhecidos: água pingando ou vazando.

No caso de aparelhos Split, os vazamentos de água podem ser provenientes de um entupimento na bandeja que dá acesso ao tubo externo do aparelho. A desobstrução dessa bandeja também é tarefa para um técnico especializado, uma vez que a garantia do produto é perdida quando pessoas leigas tentar efetuar reparos.

Outra causa comum de água pingando é relativo ao filtro do aparelho. Os filtros do ar condicionado também devem ser sempre limpos, pelo menos uma vez ao mês quando o uso do aparelho é moderado ou a cada 15 dias quando utilizado de forma bastante intensa. Para realizar a limpeza, utilize um aspirador de pó ou água morna e sabão.

A realização de manutenção periódica é mais um ponto chave para evitar os transtornos de vazamento de água ou de água pingando, de acordo com as especificações do fabricante. Consulte o serviço técnico especializado indicado pelo fabricante e siga as orientações. Lembre-se sempre de que ao tentarmos fazer os reparos que achamos necessários, podemos acabar por danificar o aparelho e torná-lo inutilizável.

Compartilhe este artigo
6 comentários sobre "Ar condicionado pingando ou vazando água: o que fazer?"
  1. kleber disse:

    Estou na área há pouco tempo, estou aprendendo. Tenho que arrumar meu ar condicionado. Está vazando demais, ele da marca LG. Como eu faço?

    1. Vecair disse:

      Bom dia Kleber!
      Veja bem, não é indicado que nenhuma pessoa que não seja um profissional técnico qualificado tente consertar seus aparelhos de ar condicionado. São aparelhos complicados de se consertar porque podem causar futuros problemas e porque a identificação das peças e do motivo dos problemas podem ser variados de aparelho para aparelho. A marca LG, como todas as outras, possuem assistências técnicas autorizadas. Consulte pelo site oficial da LG na internet ou pelo livrinho que vem na caixa junto com o aparelho.

  2. sergio ivo amaro de sa disse:

    Poderia me informar onde fica essa bandeja? Acredito que ela fica interna no aparelho, pois isso que vocês falaram procede. O último técnico que esteve em minha casa disse a mesma coisa, que esse vazamento acontece por conta de entupimento na bandeja, mas eu, leigo, não me importei em perguntar onde ela fica, pois ele fez muito rápido.

    1. Vecair disse:

      Oi Sérgio!
      Realmente essa tarefa é mais adequada para um profissional. A desobstrução dessa bandeja também é tarefa para um técnico especializado, uma vez que a garantia do produto é perdida quando pessoas leigas tentar efetuar reparos.
      Cada aparelho possui uma composição diferente. Você deve verificar no manual de instruções do aparelho aonde a bandeja está localizada.
      Obrigado.

  3. Istvan disse:

    Muito útil! Grato pelo esclarecimento.

  4. Adelvane Monteiro disse:

    Vou dar uma dica:
    Aqui sou do tipo “faça vc mesmo”! Antes de chamar um tecnico especializado (e as vezes desonesto) dei uma de curioso e percebi que o tudo de esgoto da agua estava meio obstruído. Ai fiz uma forte sucção com a boca e saiu uma especie de gel do seu interior e agua jorrou como numa torneira. Problema resolvido!

Deixe um comentário