Ar condicionado para o inverno: tecnologias disponíveis e economia de energia

25 de março de 2013 | Sem Comentários Voltar

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, os aparelhos de ar condicionado são, na realidade, grandes aliados para que possamos enfrentar com conforto, praticidade e economia energética também a temporada mais fria do ano, o inverno.

Isso porque grande parte dos aparelhos ar condicionados de hoje possuem um sistema de ciclo reverso, ou seja, além das tradicionais funções de ventilação e resfriamento, esses modelos também promovem o aquecimento do ambiente, dispensando assim o uso de demais aparelhos como os antigos aquecedores elétricos, estufas à gás, dentre outros.

pixabay.com/kjhmicro Em ambientes residenciais, aparelhos com clicos frio e quente garante mais conforto e praticidade.

O aquecimento proporcionado por aparelhos com ciclo reverso acontece da mesma maneira como a tradicional função de resfriamento. Nesse caso, quando optamos pela função de aquecimento, o aparelho irá retirar o ar frio do ambiente, ao mesmo tempo em que promoverá a entrada do ar aquecido por ele.

Por isso, ao adquirir um aparelho de ar condicionado, verifique se ele conta com a função de ciclo reverso (clima quente-frio), além disso, confira se há também a existência do selo PROCEL de eficiência energética, o que lhe garantirá que a tecnologia empregada no aparelho está de acordo com os padrões de economia de energia estipuladas por lei.

Outra ótima tecnologia que propõe uma revolução na forma como aparelhos de ar condicionado consomem energia é a tecnologia Inverter.

A linha Inverter, atualmente disponível apenas em modelos split, funciona como um inversor de frequência, aperfeiçoando o uso da energia de maneira inteligente, pois, ao contrário de outros modelos, a tecnologia inverter retira do ambiente apenas a quantidade exata de calor necessária, evitando assim que o compressor do aparelho precise ser desligado.

Esse uso inteligente da energia consumida pelo aparelho, além de evitar a necessidade de desligamento do compressor, ainda evita o acontecimento dos perigosos picos de voltagem e, o que é mais importante, viabiliza a permanência da temperatura sem as desagradáveis oscilações entre picos de calor e frio, pois consegue manter a frequência do motor sempre em funcionamento, realizando o trabalho de refrigeração de maneira gradual.

A tecnologia inverter, grande aliada do meio ambiente, consegue diminuir em cerca de 40% o gasto energético se comparado à modelos convencionais, além disso, seu funcionamento é feito com gás ecológico, o que lhe garante ainda mais méritos pela eficiência ambiental.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar condicionado para o inverno: tecnologias disponíveis e economia de energia"
Deixe um comentário