Ar Condicionado ou Climatizador?

30 de abril de 2013 | Sem Comentários Voltar

Com o avanço da tecnologia atual somos surpreendidos quase que diariamente com novos produtos que propõe soluções diversas para a melhoria de nosso conforto, tanto em casa quanto nos locais de trabalho.

É fundamental conhecer as diferenças entre os aparelhos para escolher a melhor opção para cada ambiente.

Com relação à melhoria do ar, sua climatização, refrigeração, ventilação e purificação, os produtos são muitos, com diferentes funções e promessas. Todavia, nem tudo é o que parece.

Ao consumidor atento e bem informado, o entendimento entre as diferenças dos produtos e seu modo de funcionamento são fatores primordiais para não adquirir um eletrodoméstico que não suprirá suas necessidades.

Hoje iremos entender as diferenças entre um aparelho de ar condicionado e um aparelho climatizador de ar. Um aparelho de ar condicionado realiza seu trabalho retirando do ambiente o ar quente e, em seguida, o substitui por um ar externo que ele previamente já refrigerou.

Quando a temperatura designada pelo usuário é alcançada, o compressor do aparelho ar condicionado é desligado automaticamente e o equipamento faz apenas a manutenção da temperatura, de forma constante.

Como em muitos ambientes há a circulação de pessoas ou a exposição ao sol, a temperatura pode variar. Nesse caso, o aparelho de ar condicionado reinicia o funciona do compressor para que novamente a temperatura seja alcançada.

Sendo um sistema de refrigeração completo, os aparelhos de ar condicionado são bastante versáteis, podendo ser empregados em muitas situações.

Já um climatizador de ar tem outra forma de funcionamento e também outras funções bem diferentes dos aparelhos de ar condicionado.

O climatizador, por meio da evaporação, promove a regulagem da umidade do ar, promovendo também a refrigeração do ambiente.  Em seu sistema, a água sofre evaporação, retirando assim o calor do ar. Todavia quando o sistema já está saturado de água, a evaporação não ocorre mais, e assim a temperatura permanece a mesma.

Ambos os produtos são ótimas formas de promover um ar mais limpo e de maior qualidade a um ambiente, todavia, cabe ao cliente analisar qual produto se enquadra melhor em suas necessidades.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar Condicionado ou Climatizador?"
Deixe um comentário