Ar condicionado ou climatizador? Entenda a diferença

27 de maio de 2013 | Sem Comentários Voltar

O avanço tecnológico nos proporciona, quase que todos os dias, novos produtos eletrônicos com variadas soluções para a melhoria e a satisfação de nosso conforto em casas e escritórios.

Quando falamos em qualidade do ar então, as soluções são diversas. Hoje, no mercado, temos produtos que viabilizam uma ótima climatização, ventilação, refrigeração e purificação do ar.

As opções são muitas, mas cabe ao consumidor ficar atento as diferenças entre os produtos, entender seu funcionamento e sua versatilidade e encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Uma das maiores dúvidas dos consumidores está relacionada a dois produtos: os climatizadores de ar e os aparelhos de ar condicionado. Vejamos então as diferenças entre os dois:

Vecair Os aparelhos de ar condicionado promovem o resfriamento do ar, diminuindo a temperatuda do ambiente.

Ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado realizam seu funcionamento retirando de um ambiente o ar quente lá presente, e o substitui por um ar externo, que o aparelho previamente refrigerou.

Quando a temperatura do ambiente chega ao que foi estipulado pelo usuário, o aparelho de ar condicionado então desliga seu funcionamento, realizando apenas a manutenção da temperatura.

Mesmo assim, muitos ambientes concentram características que podem influenciar a variação de temperatura, como, por exemplo, a exposição ao sol ou um grande fluxo de pessoas adentrando ou saindo do ambiente. Assim, nesses casos, os aparelhos de ar condicionado reiniciam seu funcionamento, colocando em atividade o compressor para que a temperatura estipulada seja alcançada.

Vecair Os climatizadores promovem a regulagem da umidade do ar para tornar o ambiente mais agradável.

Climatizadores de ar

Um climatizador de ar tem seu funcionamento bem diferente. Por meio da evaporação, o climatizador promove a regulagem da umidade do ar, o que proporciona também a refrigeração do ambiente.

Em seu sistema de funcionamento, a água é evaporada, o que faz com que o calor do ar também seja retirado. Ao passo que, quando o sistema já está saturado de água, não ocorre mais a evaporação e, consequentemente, não há mais refrigeração da temperatura.

Ambos os produtos são ótimas formas de melhorar a qualidade do ar de um ambiente, todavia, cabe ao usuário escolher o que melhor lhe beneficie de acordo com suas necessidades.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar condicionado ou climatizador? Entenda a diferença"
Deixe um comentário