Ar condicionado faz mal à saúde?

19 de abril de 2013 | Sem Comentários Voltar

Durante muito tempo inúmeros mitos envolveram o uso dos aparelhos de ar condicionado, tanto nas residências, quanto em empresas e escritórios. Alegações de que o uso desses eletrodomésticos poderiam causar graves problemas respiratórios nas pessoas e que o ar ficava infestado de bactérias e demais agentes causadores de enfermidades era muito comum e fez parte do imaginário coletivo no passado.

Depositphotos.com/.shock Além do conforto e do bem-estar, os condicionadores de ar podem ser nossos aliados no combate a doenças respiratórias.

Todavia, com o desenvolvimento de inovações tecnológicas e com a consequente redução dos preços dos aparelhos de ar condicionado, a verdade é que, atualmente, é quase impossível entrarmos em algum local que não esteja em funcionamento um aparelho ar condicionado, nos proporcionando além do conforto e do bem estar, um ar de ótima qualidade.

Isso porque, os aparelhos de ar condicionado são, na realidade, nossos grandes aliados no combate a diversas enfermidades. Inclusive, eles são altamente indicados por especialistas para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como, por exemplo, a bronquite.

Em seu funcionamento, os aparelhos nos proporcionam um ar filtrado, ideal em qualidade e temperatura. Algumas pessoas, quando fazem uso muito intenso de ar condicionado, podem reclamar da falta de umidade no ar, achando o ar muito seco. Isso é bastante comum em aparelhos mais antigos, diferentemente dos atuais que já contam com sistemas de umidificação.

Para solucionar esse problema, a ingestão de líquidos é recomendada. Além disso, a aquisição de umidificadores de ar solucionará o incomodo.

É importante lembrar que para que o aparelho continue a nos proporcionar um ar ideal, os filtros dos aparelhos devem ser lavados a cada quinze dias ou de acordo com as normas estipuladas pelo fabricante. Lembre-se sempre de respeitar as normas de manutenção específicas de seu aparelho.

Outra boa característica dos aparelhos mais modernos é seu processo de filtragem do ar. Alguns modelos, como os da fabricante Samsung, contém um dispositivo de filtragem do ar que elimina ácaros, bactérias e demais agentes potencialmente perigosos à saúde humana com bastante eficiência. O sistema, batizado de “Vírus Doctor”, elimina ainda com 99% de eficácia os vírus Influenza H1N1, causadores da gripe suína.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar condicionado faz mal à saúde?"
Deixe um comentário