Ar-condicionado e qualidade do ar: cuidados importantes

8 de novembro de 2013 | Sem Comentários Voltar

De maneira geral, esperamos de um aparelho de ar condicionado um ar de qualidade inquestionável, extremamente agradável, com ótima temperatura, que nos proporcione conforto para que possamos realizar as mais variadas atividades.

Depositphotos.com/Stas_K A escolha, instalação e manutenção dos aparelhos exigem atenção e cuidados especiais.

Seja em nossa residência, no escritório, em um departamento público ou em algum ponto comercial, não importa: se existe um produto capaz de nos satisfazer, nos proporcionar bem estar e até aumentar nossa produtividade, esse produto é o aparelho de ar condicionado.

Mas, para que possamos experimentar todas as benesses que um ar climatizado pode nos proporcionar, devemos tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas.

A primeira coisa em se falando de qualidade do ar em termos de aparelhos de ar condicionado é a escolha do modelo correto para você. Ou, em outras palavras: qual modelo de ar condicionado é perfeito para o ambiente que você necessita climatizar?

Para isso, você deve ter em mente que a aquisição de um aparelho extremamente potente não é necessariamente a escolha correta para um ambiente pequeno.

Ao passo em que um aparelho mais simples e econômico não dará conta de climatizar um ambiente grande e com fluxo constante de pessoas. A regra aqui é buscar aconselhamento profissional para se chegar à carga correta de BTUs que o aparelho deve ter.

Isso porque um aparelho que não tenha a potência exata para o ambiente onde ele está instalado irá trabalhar de maneira deficiente, o que poderá provocar o aparecimento de defeitos diversos, prejudicando a qualidade do ar, inclusive.

O segundo ponto é referente à instalação. Jamais tente instalar por conta própria um aparelho de ar condicionado. Além de perigoso para sua saúde, você pode efetuar algum erro no procedimento de instalação que poderá, além de danificar o aparelho, também fazê-lo liberar um ar de baixa qualidade, prejudicial à saúde das pessoas.

O terceiro ponto em se tratando de ar condicionado e qualidade do ar é relacionado à limpeza e a manutenção do aparelho. Lembre-se de jamais negligenciar essa etapa. Siga as especificações do fabricante e conte com equipe técnica responsável para realizar as limpezas e a manutenção, quando necessário. Tenha em mente que um ar condicionado fora dos padrões de limpeza e higiene irá contribuir para a proliferação de inúmeros vírus e bactérias, além de ácaros e demais elementos potencialmente danosos à saúde.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar-condicionado e qualidade do ar: cuidados importantes"
Deixe um comentário