Ar-condicionado e excesso de sono

9 de janeiro de 2014 | Sem Comentários Voltar

 

Hoje em dia é praticamente impossível imaginarmos nosso estilo de vida sem a presença dos aparelhos de ar condicionado. Seja em nossa residência, nas horas de descanso, ou no escritório, nas horas de trabalho, os aparelhos de ar condicionado são itens indispensáveis, capazes de nos oferecer o conforto necessário para desempenharmos as mais variadas funções.

Depositphotos.com/choreograph O uso prolongado do a condicionado pode causar cansaço e excesso de sono.

Todavia, você sabia que, quando utilizado em demasia, os aparelhos de ar condicionado podem prejudicar nossa disposição e nos causar cansaço e também excesso de sono? E mais, você sabe qual a relação entre ar condicionado e sono? Veja abaixo.ente impossível imaginarmos nosso estilo de vida sem a presença dos aparelhos de ar condicionado. Seja em nossa residência, nas horas de descanso, ou no escritório, nas horas de trabalho, os aparelhos de ar condicionado são itens indispensáveis, capazes de nos oferecer o conforto necessário para desempenharmos as mais variadas funções.

É verdade. Isso ocorre porque, enquanto executa suas funções de refrigeração, os aparelhos de ar condicionad

o liberam dentro do ambiente uma pequena quantia de CO2.

Além disso, vale ressaltar que o organismo humano, ao executar a respiração, também libera CO2, sendo que esta parcela liberada pelo nosso próprio organismo pode ser superior à originada pelo ar condicionado.
Como solucionar esse problema?Daí, quando não há renovação do ar, o CO2 fica presente no ambiente, o que acaba por criar aquela sensação de cansaço, falta de concentração e, consequentemente, sono excessivo.

Para solucionar esse problema, diminuir o cansaço, o excesso de sono, a falta de concentração e os demais sintomas provocados pelo acúmulo de CO2 em um ambiente fechado, é importante que a qualidade do ar seja sempre conservada, tal qual prevê a Norma 16401.

A primeira coisa a se fazer é realizar a manutenção periódica nos aparelhos de ar condicionado, de acordo com as especificações do fabricante, de modo que eles sempre estejam limpos e higienizados.

Ao mesmo tempo é fundamental também que o ambiente contenha circulação de ar e que seja arejado. Para isso, o ideal é que o aparelho de ar condicionado seja desligado por cerca de 30 ou 40 minutos ao dia, e, nesse período, as janelas e portas sejam abertas para a circulação de ar.

Desse modo, a concentração de dióxido de carbono irá diminuir naturalmente. Vale lembrar que a utilização de umidificadores de ar também pode ser bastante positiva. Outra boa ideia é colocar plantas no ambiente, uma vez que elas contribuem para a diminuição de CO2, além de colaborarem com a boa qualidade do ar.

 

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar-condicionado e excesso de sono"
Deixe um comentário