Ar condicionado: consumo de energia no verão

19 de outubro de 2012 | Sem Comentários Voltar

Primavera, verão, outono, inverno: mesmo com as diferentes estações do ano, em todas elas, sofremos com calor, temperaturas quentes e ambientes abafados. O Brasil, por ser um país tropical está sujeito a isso e todos nós já nos acostumados com a situação.

Por isso, sai ano, entra ano e a solução é sempre a mesma: ligar o ar condicionado. Casas, apartamentos, consultórios, prédios e escritórios. Não têm quem não recorra ao ar condicionado para maior conforto próprio, da família, dos clientes, funcionários e dos pacientes.

Isso acontece principalmente no verão. Por causa disso, o consumo sobe bastante, afetando a conta de luz que chega no fim de todo mês.

Pixabay.com/kakaeiko As altas temperaturas do verão brasileiro elevam o consumo de energia com os aparelhos de ar condicionado.

Porém, é possível evitar esse alto gasto, sem perder o conforto e refresco que o ar condicionado traz para nossas vidas. Algumas táticas devem ser utilizadas para evitar o consumo desnecessário de energia elétrica. São elas:

  • Fechar as portas e janelas do ambiente a ser refrigerado;
  • Calcular a potência de energia que o equipamento tem e a quantidade de pessoas que vão usufruir do benefício de um ar mais refrescante;
  • A posição do ar condicionado é outro fator que interessa ao consumidor, pois todo o desempenho do aparelho estará relacionado à temperatura que ele recebe e à posição onde está fixado;
  • O horário em que o ar condicionado é desligado. Lembre-se: desligue sempre, 30 minutos antes de ir embora do local. Assim, você não desperdiça energia;
  • O gasto do equipamento – confira o selo energético antes de comprar;
  • Se o equipamento estiver com algum problema, pode estar consumindo mais energia do que o necessário, por isso, limpe e faça manutenção periodicamente no seu ar condicionado.

Coloque todos estes fatores na ponta do lápis, para no fim do mês, analisar todas as possibilidades e situações.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar condicionado: consumo de energia no verão"
Deixe um comentário