Ar condicionado: como funciona?

17 de outubro de 2012 | Sem Comentários Voltar

Muitos de nós usufruímos dos diversos benefícios do ar condicionado, mas nem todos – ou quase ninguém – sabemos como funciona o sistema de condicionamento e refrigeração do ar. Afinal, como é que um aparelho de pequeno porte, grudado na parede, ou na janela, tem a capacidade de modificar a temperatura do ambiente, esteja ele muito quente, esteja ele muito frio?

Flickr.com/Curtis Gregory Perry Os aparelhos de ar condicionado tem funcionamento semelhante ao das geladeiras.

Entenda como funciona um ar condicionado

A forma como ele trabalha é exatamente igual ao modo de trabalho de uma geladeira. O equipamento possui, internamente, uma substância que tem a capacidade de refrigerar um conjunto de serpentinas, pequenas mangueiras por onde passam substâncias líquidas ou gasosas, que podem modificar a temperatura ambiente.

No caso do ar condicionado, a substância que ativa o funcionamento das serpentinas é produzida à base de 3 elementos químicos: cloro, flúor e carbono. Tal produto faz com que o gás que passa pelas serpentinas chegue à temperatura de 7ºC, temperatura muito menor, por exemplo, do que a de ebulição da água, que precisa de pelo menos 100º C para evaporar.

O gás que resfria o sistema do aparelho e, principalmente, o ambiente, consegue percorrer todo o caminho, de serpentina, condensadores e evaporadores, retirando e diminuindo todo o calor puxado do ambiente pelo aparelho e refrigerando-o.

Antes de comprar…

Se você está pensando em comprar um ar condicionado, primeiramente, analise suas necessidades e o espaço onde pensa em instalar seu equipamento. Se optar por um aparelho que fique na janela, você terá de reformar o ambiente, caso ele não tenho local próprio para acoplar o ar condicionado. Nesse caso, se morar em apartamento, converse com o síndico, pois essa mudança afeta a área externa do prédio – o que muitas vezes é proibido.

O segundo passo é pesquisar modelos e preços, para finalmente, comprar e usufruir.

Para mais informações acesse o site:www.arcondicionadovecair.com.br

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Ar condicionado: como funciona?"
Deixe um comentário