Aprenda a calcular o dimensionamento de ar condicionado

6 de maio de 2013 | Sem Comentários Voltar

O avanço da tecnologia aplicada aos aparelhos de ar condicionado trouxe ao mercado muitos modelos bem distintos, com finalidades, funções, potências e características bem específicas entre si.

Essa grande variedade de opções acabou também por trazer muitas dúvidas aos compradores na hora da escolha do modelo certo para sua residência ou escritório. Dentre essas dúvidas, o dimensionamento do aparelho é, com certeza, a maior delas.

Freeimages.com/flaivoloka Calcular o dimensionamento do aparelho garante eficiência energética e economia.

Dimensionar corretamente o ar condicionado envolve a consideração de alguns fatores:

  • Medida do ambiente em metros quadrados;
  • A quantidade de portas e de janelas desse ambiente;
  • A ocorrência de luz direta do sol nesse ambiente e, em caso positivo, em qual horário do dia isso ocorre;
  • O número de pessoas que ocupam ou que ocuparão o ambiente;
  • A quantidade de eletrônicos em funcionamento nesse ambiente.

Assim, vamos tomar como exemplo que duas pessoas irão frequentar esse ambiente, e, também, que nele não ocorra a incidência de luz solar. Nesse caso, para calcular o dimensionamento, devemos fazer o seguinte cálculo:

Medida do ambiente (m²) x 600 BTUs/h + (600 BTUs/h x número de pessoas que irão frequentar o ambiente e de aparelhos eletrônicos) = a carga térmica ideal.

Considerando que BTU é a medida oficial dos aparelhos de ar condicionado, utilizada para calcular a capacidade térmica do aparelho e disponível em todos os modelos.

Assim, num ambiente de 10 m² na qual somente duas pessoas o frequentarão, teríamos como dimensionamento:

10 m² x 600 BTUs + (600 BTUs x 2) = 7.200 BTU/h

7.200 BTU/h. Essa seria a potência necessária de um aparelho de ar condicionado para que o ambiente fosse refrigerado de uma maneira satisfatória, sem um gasto energético grande e de maneira estável.

Lembre-se que para cada pessoa a mais que frequentar o ambiente, deve-se acrescentar a quantia de 600 BTU/h. E para cada eletroeletrônico em funcionamento no ambiente deve-se aumentar mais 600 BTU/h.

Você também pode fazer um cálculo mais complexo do dimensionamento, porém, não se esqueça de verificar com um técnico especializado se há todas as variáveis do seu ambiente e se o aparelho escolhido condiz com as suas necessidades.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Aprenda a calcular o dimensionamento de ar condicionado"
Deixe um comentário