A importância do transformador para split

20 de agosto de 2013 | Sem Comentários Voltar

Que os aparelhos de ar condicionado split são um sucesso de vendas não é novidade para ninguém. Afinal, são equipamentos bem menores, produzem menos ruídos e não sujam como as máquinas antigas.

Os splits também são aparelhos mais elegantes e discretos, não chamando a atenção na decoração de residências.

Além disso, são mais rápidos, resfriando o ambiente em bem menos tempo e estão disponíveis em diversos modelos, tipos e tamanhos, fica até difícil de  escolher.

E mesmo com todas essas vantagens, existe uma dúvida que paira no ar: por que no Brasil, onde existem as duas voltagens de rede, os aparelhos split não vêm na voltagem 110 v, e sim 220 v?

Depositphotos.com/cynoclub Os aparelhos Split vêm na voltagem 220V, mais econômica,o que exige o uso de transformadores.

A resposta para essa questão é simples. Fabricar apenas uma voltagem é bem mais econômico, além disso, a voltagem 220 v consome menos energia nos aparelhos de ar condicionado.

É aí que entra a importância do transformador para aparelhos split. Existem duas saídas para usuários moradores de regiões onde o padrão de voltagem não é 220 v. Ou se altera a voltagem da tomada em que o equipamento será posicionado, ou se instala um transformador.

Na região sul do Brasil, a voltagem de 110 v é mais comum. Consequentemente, o uso de transformadores também, além de indispensáveis nesses casos.

Vale ressaltar que ao ligar um aparelho padrão 220 v em uma tomada 110 v, o aparelho apenas não funciona, sem haver danos na maioria das vezes.

Enquanto isso, realizar a operação inversa, ou seja, ligar um equipamento 110v na rede 220v pode ser muito perigoso, causando até pequenas explosões.

Instalando um transformador você está livre de acidentes ou mesmo danos aos seus aparelhos. E para o uso de um belo split, pode ser extremamente necessário. Consulte um eletricista, ou um técnico e conheça as possibilidades que atendem à sua necessidade.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "A importância do transformador para split"
Deixe um comentário