Saiba qual é a importância da climatização para cozinha industrial

27 de novembro de 2014 | Sem Comentários Voltar

A intensa circulação de pessoas e o forte calor gerado pelos equipamentos tornam indispensável o uso de aparelhos de climatização em cozinhas industriais. Nestes locais, o aumento excessivo das temperaturas, além de afetar o trabalho, pode acelerar o processo de deterioração dos alimentos, gerando prejuízos para o estabelecimento.

flickr.com / SimpleFoto A grande circulação de pessoas e o intenso calor criado pelos equipamentos tornam fundamental a utilização de aparelhos de climatização em cozinhas industriais.

Para dar conta das altas temperaturas — comuns a estes ambientes —, é necessária a instalação de um sistema de climatização extremamente potente e funcional. Os aparelhos de ar condicionado e cortina de ar utilizados devem apresentar alta capacidade, e geralmente têm funcionamento a gás ecológico.

A cortina de ar é de extrema importância para a climatização de cozinhas industriais. Isso porque estes aparelhos evitam a entrada do ar quente mesmo com as portas abertas e a constante circulação de pessoas. Atuam, ainda, como barreiras que impedem a entrada de poeira, fumaça, insetos e impurezas, proporcionando um ar mais limpo e saudável.

Outro ponto extremamente importante para manter a qualidade do ar nas cozinhas industriais é a manutenção e higienização frequentes dos equipamentos. Isso porque a falta de cuidados com a higiene pode causar sérios problemas para a saúde dos funcionários e clientes do estabelecimento, uma vez que aparelhos em más condições favorecem a proliferação de bactérias que podem contaminar alimentos e desencadear problemas respiratórios.

Devido à complexidade e importância dos sistemas de climatização nestes ambientes, é fundamental que se contrate um profissional qualificado para determinar o projeto de refrigeração ideal, considerando a potência, o gasto energético e as necessidades específicas do local.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Saiba qual é a importância da climatização para cozinha industrial"
Deixe um comentário