Saiba como funciona uma cortina de ar para câmara fria

9 de janeiro de 2015 | 6 Comentários Voltar

Já ouviu falar sobre cortinas de ar? Tratam-se de soluções de alto padrão tecnológico para evitar a perda de ar refrigerado e garantir a mais perfeita isolação térmica nos mais variados ambientes, como supermercados, bares, restaurantes e outros locais que necessitam manter a temperatura constante.

Vecair A cortina de ar cria uma camada invisível que impede que o ar gelado saia da câmera fria mesmo quando há aberturas para a passagem de pessoas e mercadorias.

Esta capacidade de manutenção do ar refrigerado faz da cortina de ar um equipamento de grande importância também em câmaras frias, pois é um ambiente em que a temperatura precisa estar muito abaixo de zero grau, mais ou menos de 40 a 45 graus negativos. É neste ponto que o funcionamento da cortina de ar é valorizado, já que o equipamento tem a função de criar uma camada invisível que impede que o ar gelado saia do ambiente mesmo quando há aberturas para a passagem de pessoas e mercadorias.

Além disso, a cortina de ar para câmara fria também impede a entrada de ar quente, poeira, fumaça, pequenos insetos e de várias partículas que possam interferir na temperatura interna. Todos estes detalhes fazem do equipamento um dos itens mais importantes para quem trabalha com câmaras frias em supermercados, frigoríficos, entre outros ambientes com estocagem de alimentos e temperatura controlada.

Benefícios da cortina de ar para câmara fria

Além dos benefícios de se controlar a temperatura interna e impedir que impurezas entrem no ambiente, a cortina de ar também pode garantir uma economia de até 40% para o estabelecimento.  Isto ocorre pois, ao evitar que equipamentos refrigerados trabalhem com sua capacidade máxima, o consumo dos mesmos também diminui.

Instalação de cortina de ar para câmara fria

O equipamento deve ser instalado logo acima da porta (na parte externa) do ambiente. Vale ressaltar que não é preciso fazer qualquer alteração estrutural para instalar a cortina de ar, embora seja recomendável a contratação de especialistas para realizar o procedimento com segurança e na posição correta.

Compartilhe este artigo
6 comentários sobre "Saiba como funciona uma cortina de ar para câmara fria"
  1. Lucas Queiroz de Araujo disse:

    Bem interessante! Mas o uso da cortina de ar na parte interna não vai sobre carregar o evaporador dentro da câmara devido a quantidade de ar soprado no ambiente?

    1. Vecair disse:

      Prezado Cliente,

      Para o uso do equipamento é necessário que o mesmo seja instalado na parte externa da câmara fria.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  2. Lucas Queiroz de Araujo disse:

    Entendi, mas então precisa ser corrigido o último paragrafo desse artigo!
    Agradecido.

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      Correto, post atualizado.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

  3. Leoberto disse:

    No caso de câmara fria e câmara de resfriados, existe a possibilidade de instalação na interface das câmaras ou apenas na parte externa?

    1. Vecair disse:

      Prezado,

      Recomendamos a instalação do equipamento na parte externa da câmara.

      Agradecemos o contato,

      Equipe Vecair.

Deixe um comentário