Qual a diferença entre cortina de ar, climatizador de ar e ar condicionado?

13 de novembro de 2014 | Sem Comentários Voltar

É comum surgir a dúvida sobre qual a melhor solução para a climatização de um ambiente. Para escolher a opção que mais atende a sua necessidade é preciso conhecer um pouco das funcionalidades e as principais diferenças entre os aparelhos de refrigeração.

Climatizador

A finalidade do climatizador é umidificar o ambiente, tornando o ar mais frio por meio da evaporação da água. Desta forma, além de aliviar a sensação de calor, o aparelho ameniza os efeitos do ar seco. É perfeito para locais pequenos e para pessoas com problemas respiratórios, pois diminui o desconforto causado pelas mudanças climáticas.

flickr.com / PlayPress Assessoria de Imprensa A função do climatizador é umidificar o ambiente, tornando o ar mais frio através da evaporação da água.

Entre as vantagens em relação ao ar condicionado estão o menor custo, a mobilidade e menor gasto de energia – até nove vezes menos. Apesar disso, em locais muito quentes, o climatizador não pode ser considerado um substituto do ar condicionado, já que sua função não é resfriar o ambiente e sim umidificar e ventilar.

Ar Condicionado

Diferente do climatizador, o ar condicionado reduz consideravelmente a temperatura do ambiente. Funciona como um refrigerador, utilizando a evaporação de fluídos refrigerantes para tornar o ar mais frio. É ideal para ambientes fechados e grandes espaços.

flickr.com / Lee Haywood O ar condicionado reduz a temperatura do ambiente, funcionando como um refrigerador.

Disponível em diferentes potências e modelos – split, janela, teto –, o ar condicionado possui sua capacidade de refrigeração medida em BTU/h, ou seja, a quantidade de troca de calor por hora. Para definir a potência ideal para cada ambiente, é preciso considerar o tamanho do local, a quantidade de pessoas e a exposição ao sol.

Sua principal desvantagem é o alto consumo de energia.

Cortinas de Ar

As cortinas de ar, por fim, são utilizadas para manter a temperatura de um ambiente climatizado. Estes aparelhos funcionam como barreiras que impedem a entrada de calor, garantindo a eficiência do sistema de climatização. São indicados para locais com grande circulação de pessoas, em que as portas são constantemente abertas.

flickr.com / Berner International As cortinas de ar são usadas para manter a temperatura de um ambiente climatizado.

Além de impedir a entrada do ar quente, as cortinas do ar protegem contra a entrada de insetos, poluição, poeira e odores desagradáveis, assegurando a qualidade do ar no interior.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário sobre "Qual a diferença entre cortina de ar, climatizador de ar e ar condicionado?"
Deixe um comentário